Literatura

Dicionário da obra do pesquisador Domingos Vieira é lançado em São Luís

Compilação reunirá obras do pesquisador, com um levantamento de todos seu trabalho durante vida em São Luís.
Jonas Sakamoto / Imirante.com22/09/2015 às 18h52

Figura e ícone da cultura maranhense, Domingo Vieira foi um personagem ativo em trabalhos como professor, pesquisador, escritor, advogado, jornalista e folclorista. E seus trabalhos serão lançados em um dicionário feito por pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), nesta quinta-feira (24).

Em entrevista ao Imirante.com, as pesquisadoras Conceição de Maria e Maria de Fátima explicaram qual foi o principal desafio para coletar e organizar os trabalhos realizados por Domingos: “O primeiro de todos eles foi reunir a obra, elas estão espaças e não está em um lugar, mas sim em vários. E durou cerca de seis anos e percorremos vários lugares como Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza, porque precisamos ir em outras bibliotecas para conseguir material para montar o dicionário”.

Por meio do livro, será possível, também, entender e conhecer alguns aspectos da forma como Domingo Vieira construía seus textos: “Existem textos leves, outros mais acadêmicos. Além de outros em que ele descreve os locais e suas tradições, e uma delas é a festa do Divino no qual ele falava das danças, preparação, comida, entre outras coisas”.

O lançamento ocorrerá na Academia Maranhense de Letras, localizado na rua da Paz, nº 84, Centro, a partir das 19h. E além do lançamento, haverá a entrega do Título de Doutor Honoris Causa ao professor Domingos Vieira Filho (in memoriam). Mais informações pelos telefones: (98) 99991-3735 / 99214-4645 ou 99972-0805 / 99111-5517.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.