Cuide-se

Artrose da coluna: identifique e saiba como tratar este problema

Este problema costuma ser mais frequente em idosos.

Na Mira, com informações de Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Ao chegar aos 40 anos de idade, muitas pessoas manifestam problemas na coluna devido ao desgaste natural. Isso também acontece porque tem sido cada vez maior, o abuso de exercícios físicos para conquistar o corpo perfeito.

Além disso, existem profissões que exigem esforço físico e indivíduos que adotam o hábito de passar horas à frente do computador ou do videogame, favorecem o aparecimento de dores intensas na coluna. Isso pode vir acompanhado ainda de rigidez e dificuldade de movimentação, que podem ser sinais de alerta para a osteoartrite, popularmente chamada de artrose da coluna.

De acordo com Mauricio Mandel, neurocirurgião formado pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), “o envelhecimento da coluna é um processo que ocorre em todos nós. O desgaste dos discos entre as vertebras pode gerar uma instabilidade na coluna. Ao tentar estabilizar a coluna, o próprio organismo acaba formando osso entre as articulações”, explica.

A artrose da coluna possui duas classificações: primária e secundária. Na artrose primária, é desconhecida a sua causa. Já a artrose secundária aparece em decorrência de outras doenças como, por exemplo, excesso de uso da articulação, deformidade, infecção ou doença de Paget. “As pessoas mais vulneráveis à artrose da coluna são os trabalhadores do setor rural, condutores de transporte coletivo ou taxi e atletas de elite por forçarem as articulações de forma excessiva”, destaca Mandel.

A artrose costuma ser mais frequente em idosos, mas também acomete pessoas jovens. “Um jovem com artrose na coluna dificilmente apresenta sintoma e, por isso, a doença só irá ser detectada anos mais tarde”, afirma o médico.

Articulações em perigo

A artrose afeta de forma frequente a coluna vertebral. A dor nas costas é um dos sintomas mais comuns, mas existem outros sintoma: “Muitas vezes a dor lombar não é o principal sintoma. Na maioria dos casos a ossificação das articulações da coluna leva a uma compressão de nervos. Sendo assim o paciente pode sentir dores na coluna e nas pernas”, alerta o neurocirurgião.

A dor na coluna não deve ser ignorada. É preciso procurar um especialista para fazer o diagnóstico, que é realizado por meio de exame clínico e de imagem, incluindo, radiografia (raio-x), tomografia computadorizada e ressonância magnética. “A artrose da coluna não tem cura, pois é uma doença degenerativa que piora com o envelhecimento. Porém, seus sintomas podem ser amenizados com medicamentos para a dor, exercícios e acupuntura”, diz o neurocirurgião.
A cirurgia pode ser indicada quando a dor persiste. As cirurgias mais comuns são aquelas que têm como objetivo a descompressão dos nervos e estabilização da coluna. “Hoje existem alternativas minimamente invasivas para o tratamento deste problema que possibilitam uma rápida recuperação do paciente”, acrescenta Mandel.

Previna-se!

Os exercícios de fortalecimento e de postura são adequados para manter a cartilagem em bom funcionamento. Além disso, outras medidas devem ser seguidas para melhorar os sintomas e evitar desconfortos. “A dor pode piorar com o uso de cadeiras, colchões e assentos pouco firmes. O ideal é usar cadeiras com costas direitas. Fazer exercícios físicos como natação também pode ser positivo”, recomenda Mandel.

Siga essas orientações para amenizar os sintomas da artrose da coluna:

1) Repouse depois da atividade que solicite a articulação comprometida.

2) Adote uma postura cuidadosa ao sentar, levantar, na hora de pegar objetos e andar para evitar posições forçadas que sobrecarreguem a articulação.

3) Evite pesos e atividades causadoras de impactos repetitivos.

4) Use calçados confortáveis que ofereçam boa base de apoio; não use sapatos com os calcanhares desgastados.

5) Pratique exercícios isométricos que fortaleçam a musculatura para conferir estabilidade à articulação.

6) Evite a obesidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.