Academia Jovem Concertante

Projeto faz homenagem a Tom Jobim e ao Rio de Janeiro no MA

Apresentações serão realizadas em cinco cidades maranhenses.

Gustavo Sampaio/Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(Divulgação)

SÃO LUÍS - Com o objetivo de entrar para o calendário cultural do Estado, a Etapa Maranhão da Academia Jovem Concertante (AJC), projeto idealizado e dirigido pela pianista mineira Simone Leitão desde 2012, chega pelo segundo ano consecutivo ao Maranhão, com uma orquestra itinerante com o intuito de atender a demanda de treinamento de jovens músicos do Norte e Nordeste - e, também, reforçar a prática orquestral local.

Neste ano, o projeto, que emocionou o público em 2014, faz homenagem a Tom Jobim e ao Rio de Janeiro. Sob regência do violinista Daniel Guedes, o grupo estreia no dia 28 de agosto, em São Luís, no Teatro Arthur Azevedo (TAA). Desta vez, a AJC passa: por Açailândia (30/8), na Praça Pioneiro; Bom Jesus das Selvas (1/9), na Praça João Fabricante; Santa Inês (3/9), na Praça da Saudade; e Alto Alegre do Pindaré (4/9), na Igreja da Matriz. A entrada é franca.

Em todas as cidades, a orquestra realizará, também, concertos sociais em estações de passageiros da EFC: Açailândia (31/8), Bom Jesus da Selvas (1/9), Santa Inês (2/9), Alto Alegre do Pindaré (3/9), e São Luís (5/9). Ao longo de um mês, o projeto organizou um processo seletivo para escolher jovens - de até 29 anos - para compor a orquestra. Durante a turnê, eles recebem uma bolsa-incentivo, além de transporte, estadia e alimentação. Uma das novidades deste ano é o número de músicos: 34, dos quais oito são maranhenses.

Também na programação, a suíte de Ernani Aguiar, que faz parte do catálogo de grandes obras para cordas brasileiras. Inspirada em motivos nordestinos, a obra é muito interessante para os músicos assim como para o público.

Para o bis, será apresentado o Samba do Avião, de Tom Jobim, com uma linguagem mesclada de uma música popular em leitura sinfônica. Uma homenagem ao maestro, que faleceu há 20 anos, e também uma celebração os 450 anos da nossa cidade Olímpica que ele tanto cantou durante toda sua vida, o Rio de Janeiro.

Em 2015, a Academia Jovem Concertante passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo e encerra suas atividades do ano no Maranhão.

Veja, abaixo, a programação do evento:

28/8

São Luís – Teatro Arthur Azevedo, 20h. Retirada de ingressos a partir das 14h, na bilheteria do teatro, sujeito a lotação.

30/8

Açailândia, Praça do Pioneiro, 19h.

1/9

Bom Jesus das Selvas, Praça João Fabricante, 19h.

3/9

Santa Inês, Praça da Saudade, 20h.

4/9

Alto Alegre do Pindaré, Igreja da Matriz, 19h.

*Com informações da assessoria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.