Galeria de Arte do Sesc

Exposição AzulPedraMar encerra nesta terça, em SL

Exposição ocorre na Galeria de Arte do Sesc Administração.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41

SÃO LUÍS - Como interagir com as paisagens naturais do nosso presente, marcadas pela contínua degradação ambiental? É a partir desta pergunta que a artista Jane Maciel iniciou o processo da Exposição AzulPedraMar, aberta desde o dia 5 de junho, na Galeria de Arte do Sesc. O período de visitação encerra nesta terça-feira (30), de 9 às 17 horas. A entrada é gratuita.

AzulPedraMar é o resultado do pertencimento afetivo e simbólico na paisagem da ilha de Paquetá (RJ) e de sua ressignificação poética por meio do registro fotográfico, de intervenções na paisagem, da videoarte intitulada “banho de mar banho de sal grosso”, fragmentos de poesias e arte sonora. É a primeira exposição individual da artista, pesquisadora e professora do curso de Comunicação da UFMA, Jane Maciel, que vem desenvolvendo trabalhos com a fotografia, pensando-a em convergência com outras técnicas e linguagens visuais.

"Haikai" compõe a exposição "AzulPedraMar". Foto: Jane Maciel.

Resultante de um processo artístico desenvolvido em cooperação com o Coletivo NUPPI (Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem), a exposição contou com a colaboração dos artistas Bruno Ferreira, Carolina Libério, Matheus Santos e Ramusyo Brasil, e curadoria de Carlos Eduardo Cordeiro.

Os meios técnicos utilizados para a criação poética – fotográficos, audiovisuais e sonoros – visam elucidar a contemplação da transmutação cíclica da natureza e a afetação sensível ao perceber as interferências da poluição nas águas, atualmente impróprias ao banho. Tendo morado dois anos na ilha de Paquetá, na baía de Guanabara, Rio de Janeiro, a artista pode perceber de perto e cotidianamente a triste realidade da degradação natural de um local paradisíaco, que traz a força do passado em contato com o presente.

"Presença ausente". Foto: Jane Maciel.

Foi assim que a artista foi instigada a construir uma narrativa simbólica que tirasse à ênfase deste lugar específico para tratar de um problema global, a insustentabilidade dos modos de vida e de produção contemporâneos. Por meio de tal experimento artístico e conceitual, é evidenciada a paisagem do nosso tempo e é neste espaço que acontece o encontro com a cor azul, cor revestida de feminino, presença que surge suave e bucólica, evocando mitos ancestrais que desde sempre expressam a relação do humano com a natureza.

"Esgoto desgosto". Foto: Jane Maciel.

Artisticamente, o elemento cromático ressalta a riqueza formal das pedras, pelo gesto feminino de vesti-las e desnudá-las, remarcando o movimento delicado e sereno do mar por um véu translúcido, até o ponto de entregar o corpo ao banho nas águas imundas e à dialética de sua limpeza energética, um “poema-ritual” expresso na videoarte que integra a exposição.

O projeto AzulPedraMar traz ao Sesc dois ambientes. Num deles são apresentados polípticos fotográficos e no outro está a videoarte “banho de mar banho de sal grosso” com duração de nove minutos. Durante a exposição serão realizadas ações educativas e visitas guiadas com a artista e participantes do projeto. Nesse contexto, serão levantadas questões acerca das experiências estéticas na arte contemporânea e suas interfaces de pensamento com temas relativos à relação intrínseca da natureza com o social.

As visitas mediadas podem ser agendadas pelo (98) 3216-3830.

"Medusa". Foto: Jane Maciel.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.