Lê Pra Mim?

Projeto leva crianças a mergulharem no universo da leitura

Ana Botafogo foi uma das contadoras de história desta quarta-feira.

Neto Cordeiro/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
(Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com)

SÃO LUÍS – Sítio do Pica-pau Amarelo, Patinho Feio, Chapeuzinho Vermelho... Quem nunca ouviu falar neles? Livros clássicos e, também, de outras histórias infantis preencheem os estandes da Biblioteca Pública Benedito Leite, que recebe até sábado (25) o projeto Lê Pra Mim?

A iniciativa celebra o Dia Nacional do Livro Infantil e o Dia Internacional do Livro, comemorados neste mês. O acesso à sala é gratuito, e as apresentações comportam até 100 crianças, que são acomodadas em almofadas no formato de livros. As contações de histórias são acompanhadas de um intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (Llibras).

Aqui, os pequenos leitores, a maioria de alunos da rede pública municipal, marcaram presença na biblioteca na manhã desta quarta-feira (22). Josué, de 5 anos, foi com a mãe Samira Ferreira e o irmão José Guilherme, de 1 ano. Ela revelou que ele levantou cedo para não perder o começo da programação. “Ele estava muito empolgado para vir aqui hoje”, comentou.

Mãe de três filhos, ela relatou que os incentiva a ler contando histórias antes de dormirem. “Eu conto histórias para eles em casa. Quando chega o horário eles perguntam: ‘mãe você vai contar?’. Eu respondo: ‘vou, vou’. E ficam os três ouvindo”, explicou.

Na manhã desta quarta, Josué mergulhou na história “O sumiço dos Pires”, contada pela atriz e bailarina Ana Botafogo. “Fala um pouco de todos os utensílios que a gente usa em uma cozinha, e a historinha da relação entre eles. É a relação entre o pires, a xícara, o talher. É uma história linda e que fala de amizade, de tolerância, de frustrações”, explicou.

Ana Botafogo, ainda, destacou a importância de incentivar as crianças a lerem. “É importante porque elas vão precisar da leitura para serem cidadãos no futuro. Criança tem que ter esse lado lúdico, tem que poder sonhar enquanto é criança porque depois quando entrar na realidade vai ter que enfrentá-la”, ressaltou.

O Lê Pra Mim? é um projeto idealizado por Sônia de Paula, com produção da Somar Ideias em parceria com os Correios. Ele é voltado para crianças de 5 a 12 anos e está sendo realizado na capital maranhense durante a XXII Quinzena da Biblioteca Infantil, que homenageia os autores Hans Christian Andersen e Monteiro Lobato.

Projeto leva crianças a mergulharem no universo da leitura

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.