Dia Internacional do Chocolate

Dia Internacional do Chocolate é comemorado nesta quinta-feira (26)

Ao mesmo tempo em que o chocolate é visto como um inimigo por quem está de dieta, ele pode ser benéfico à saúde.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
O chocolate mais indicado ainda é o chocolate amargo, 70% de cacau, sendo o mais saudável.
O chocolate mais indicado ainda é o chocolate amargo, 70% de cacau, sendo o mais saudável. (Foto: Reprodução)

No dia 26 de março, celebra-se o Dia Internacional do Chocolate, essa delícia surgiu há mais de 3 mil anos. Além do sabor maravilhoso, o chocolate, derivado principalmente do cacau, contém substâncias fitoquímicas e vitaminas capazes de prevenir doenças. Ele é rico em antioxidantes, magnésio, cobre, manganês, zinco, anandamidas, serotonina, theobromina, feniletilamina e gordura.

Ao mesmo tempo em que o chocolate é visto como um inimigo por quem está de dieta, ele pode ser benéfico à saúde. Pesquisas recentes analisaram o poder do chocolate para controlar o estresse e a ansiedade.

Um novo estudo do Centro de Pesquisas Nestlé, na Suíça, mostrou que o consumo diário de chocolate amargo ajuda a reduzir o stress. A pesquisa analisou o nível de stress das pessoas que apresentou menores níveis dos hormônios ligados ao stress depois de comer chocolate diariamente durante duas semanas. “O chocolate ajuda na liberação de serotonina, hormônio que dá a sensação de bem-estar”, afirma o neurologista Leandro Teles, membro da Sociedade Brasileira de Neurologia (ABN).

Segundo o especialista, o corpo necessita dos aminoácidos que ocorra a ação dos neurotransmissores (responsáveis pela comunicação entre as células nervosas). O triptofano, por exemplo, é um dos componentes que atuam na ativação da serotonina - molécula envolvida na regulação do humor. “ Quando o cérebro apresenta níveis baixos da substância, as chances de ocorrer um distúrbio como depressão ou ansiedade aumentam”, alerta. O aminoácido é encontrado em abundância na soja, castanha de caju e no pó de cacau não adoçado. No entanto, adicionar açúcar ao chocolate parece reforçar seus efeitos positivos. A mistura estimula o pâncreas a liberar insulina, facilitando o acesso do triptofano ao cérebro. Como resultado, os níves de serotonina aumentam e melhoram o humor.

O chocolate mais indicado ainda é o chocolate amargo, 70% de cacau, sendo o mais saudável. “A boa notícia é que o chocolate pode ser consumido diariamente, um pedaço pequeno por dia já é benéfico à saúde”, disse.

Sem neuras
Não é porque o chocolate alivia a tensão que você precisa devorar uma caixa de chocolate por dia, vá com calma! Em excesso, o chocolate pode fazer mal a saúde e ainda aumentar o peso. A recomendação é de 30 gramas de chocolate por dia. E de preferência ao chocolate amargo, bem menos calórico e mais rico em flavonoides.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.