Lançamento

Livro Perfis de Cultura Popular será lançado dia 27

Lançamento ocorrerá na Casa de Nhozinho.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44

SÃO LUÍS - A Comissão Maranhense de Folclore lança nesta sexta-feira (27), o livro Perfis de Cultura Popular: mestres, pesquisadores e incentivadores da cultura popular maranhense, uma coletânea de artigos com elementos de história de vida de personagens importantes na cultura popular maranhense, muitos deles hoje já falecidos. Os textos foram escritos por vários autores e publicados entre 1993 e 2014, em sua maioria na sessão Perfil Popular, do Boletim da Comissão Maranhense de Folclore-CMF.

O livro consta de 68 perfis entre mestres, especialistas, pesquisadores e incentivadores que se destacaram nas diferentes áreas da cultura popular: artesanato; bumba-boi; Carnaval; culinária; dança folclórica – cacuriá e tambor de crioula; festas do catolicismo popular – Divino Espírito Santo e ritos natalinos; medicina popular; música; rituais afro-brasileiros; teatro.

O livro traz, ainda, na categoria pesquisadores e incentivadores de folclore, perfis de estudiosos e intelectuais de diferentes épocas que, embora não tenham se notabilizado por atividades no campo do folclore, foram fundadores da Subcomissão Maranhense de Folclore, em 1948, tendo Antonio Lopes como Secretário Geral da Subcomissão Maranhense de Folclore.

O livro é uma obra da Comissão Maranhense de Folclore, organizado por Dona Zelinda Lima e professora Mundicarmo Ferretti, com perfis biográficos, em sua maioria, elaborados por membros da CMF.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.