Dependência

Chocolate e pizza viciam como álcool, diz estudo

Pesquisa foi realizada por pesquisadores nos EUA.

Gustavo Sampaio/Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(Divulgação)

ESTADOS UNIDOS - Caro internauta, você gosta de pizza? E de chocolate? E batata frita? Deu água na boca só de pensar numa resposta para estas perguntas? Se as respostas forem afirmativas, você deve ter pensado o quanto é difícil resistir a qualquer um destes alimentos. E, segundo pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, o efeito destes alimentos, altamente processados e cheios de gordura e açúcar, causariam efeito semelhantes aos das drogas, como álcool e nicotina.

A pesquisa, publicada na revista PlosOne, informa que estes alimentos contém doses concentradas de substâncias "potencialmente aditivas" e que são rapidamente absorvidas pelo corpo, causando efeito viciante.

Portanto, os efeitos destes alimentos seriam semelhantes aos do álcool e da nicotina, que também ativariam o "sistema de recompensa no cérebro", mesmo sistema ativado pelo uso excessivo das drogas.

No ranking dos alimentos utilizados na pesquisa, o chocolate lidera. Ele é seguido por sorvete, batata frita, pizza, entre outros. Na lista, o feijão sem molho ficou em último lugar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.