Carnaval 2015

Vai viajar neste Carnaval? Veja algumas dicas de segurança

Respeitar os limites de velocidade, cuidado redobrado nas ultrapassagens e fazer a revisão completa do veículo são algumas das orientações.

Daniel Moraes / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
 Atenção redobrada na hora de viajar é importante. Foto: Reprodução / Internet
Atenção redobrada na hora de viajar é importante. Foto: Reprodução / Internet

SÃO LUÍS – O Carnaval está chegando e, com ele, muitos planos de viagens. Mas, antes de cair na estrada com a família, é importante ficar atento a algumas dicas de segurança. Respeitar os limites de velocidade, cuidado redobrado nas ultrapassagens e fazer a revisão completa do veículo são algumas das orientações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Confira, abaixo, uma lista de cuidados que quem pretende viajar neste Carnaval deve ter.

1 - Cuidados mecânicos - O ideal, antes de uma viagem, é levar o carro ao mecânico, assim o especialista poderá verificar todos os itens imprescindíveis para o correto funcionamento do carro. Níveis de óleo do motor e fluídos de freio, além de calibragem dos pneus e seu estado de conservação são pontos importantes para checar e evitar um acidente. O sistema elétrico também deve ser verificado, pois as luzes de posição (piscas, lanternas, faróis e setas) são indispensáveis.

 Inspecionar o veículo antes de viajar é imprescindível. Foto: Reprodução / Internet
Inspecionar o veículo antes de viajar é imprescindível. Foto: Reprodução / Internet

2 - Velocidade - Respeite os limites de velocidade estabelecidos para uma via, e obedeça as placas de sinalização; onde não existir sinalização ou se ela estiver prejudicada, mantenha a velocidade compatível com as condições da via. Quanto maior a velocidade, maior é o risco de acidentes.

3 - Pneus - Não se esqueça de incluir o estepe na inspeção. No caso de haver uma ou mais bolhas, substitua imediatamente a unidade: é um indicativo de dano estrutural irreversível na carcaça, havendo sérios riscos de explosão, principalmente na estrada – onde o pneu é exposto a uma temperatura maior, elevando sua pressão interna.

 É importante incluir estepe na inspeção. Foto: Reprodução / Internet
É importante incluir estepe na inspeção. Foto: Reprodução / Internet

4 - Triângulo, macaco e chave de roda - Não confira apenas se os itens estão no carro. Faça uma checagem de funcionamento: um triângulo com a haste de apoio quebrada não serve pra nada, por exemplo.

5 - Ultrapassagem - Ultrapasse sempre pela esquerda e apenas em trechos permitidos. Antes de iniciar uma ultrapassagem, certifique-se da distância e da visibilidade do veículo que pretende ultrapassar. Atenção ao ultrapassar ônibus e caminhões. Por se tratar de veículos grandes e pesados, é preciso se certificar que há espaço suficiente para realizar uma ultrapassagem segura.

 Ultrapassagem perigosa pode acarretar em acidentes fatais. Foto: Reprodução / Internet
Ultrapassagem perigosa pode acarretar em acidentes fatais. Foto: Reprodução / Internet

6 – Fluidos - Na estrada, o motor é submetido a um esforço maior que no ciclo urbano. Por isso, é importante checar o nível, a validade de todos os fluidos e seus respectivos filtros, bem como a presença de vazamentos: líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem, e nível do combustível do reservatório de partida a frio (carros flex). Se o prazo de troca de filtros e fluidos estiver próximo, não há mal em adiantá-lo.

7 - Ajeitando a bagagem - Sempre é necessário checar o manual do usuário para saber o peso máximo de carga que o carro comporta. Além disso, o material mais pesado deve ficar por baixo dos mais leves; e mais próximos do eixo traseiro do carro.

8 - Cinto de segurança - Nunca é demais lembrar que, além de seu uso ser obrigatório, os cintos de segurança são indispensáveis para diminuir os efeitos nocivos em caso de acidente. O uso do cinto também é determinante para o airbag cumprir sua função. Assim, só dê partida na carro quando todos ocupantes estiverem com ele afivelado.

 O cinto de segurança pode salvar a sua vida. Foto: Reprodução / Internet
O cinto de segurança pode salvar a sua vida. Foto: Reprodução / Internet

9 - Chuva e neblina - Em condições de chuva ou neblina, o motorista deve diminuir a velocidade e manter o farol baixo ligado. Não acione o pisca-alerta - isso só deve ser feito em caso de acidente à frente.

10 – Sono ao volante – Antes de viajar, é importante estar com o sono regulado. Dirigir pode ser uma atividade monótona e induzir ao sono. Por isso, se você sentir sono na estrada o mais indicado é parar o veículo e descansar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.