Cinema local

Obras maranhenses são premiadas no 7º Festival Maranhão na Tela

Os filmes vencedores serão exibidos de hoje à sexta (6), no Cine Ímpar, no Renascença.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46

Depois de uma longa jornada audiovisual, chegou ao fim o 7ª Festival Maranhão na Tela. O festival reuniu, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, profissionais e amantes do cinema que exibiram documentários e ficções em formato de curta, média e longa-metragem. Além das 32 exibições, os organizadores ofereceram 11 cursos e oficinas de curta duração para os frequentadores do evento. Na noite de premiação, os participantes das oficinas tiveram a experiência de ver as produções exibidas na telona. Os filmes vencedores serão exibidos de hoje à sexta (6), no Cine Ímpar, no Renascença.

O filme “Luíses – Solrealismo Maranhense”, do Coletivo Audiovisual Éguas, ganhou o troféu de Melhor Longa-Metragem de Documentário e a produção “Muleque, Té Doido”, dirigido por Erlanes Duarte venceu na categoria Melhor Longa-Metragem de Ficção. O cineasta Lucas Sá levou o prêmio de Melhor Curta-Metragem de Ficção com o filme “Nua Por Dentro do Couro”.

 Fragmento do filme em curta-metragem de ficção
Fragmento do filme em curta-metragem de ficção "Nua Por Dentro do Couro", do diretor maranhense Lucas Sá. Foto: Divulgação.

O diretor Emilio Andrade ficou com o prêmio de Melhor Curta-Metragem de Documentário com a obra “Demarcando Territórios”. O prêmio de Melhor Média-Metragem de Documentário ficou com “A Estrela e o Vagalume”, dos diretores Celso Borges e Beto Matuck. Já na categoria de Melhor Curta-Metragem em Técnica Mista, Joaquim Haickel levou o troféu com a obra “Upaon Açu, Saint Louis, São Luís”.

O júri foi formado por nomes da área da produção cinematográfica local e nacional. Alexandre Juruema, Marcos Ponts e o distribuidor de filmes, Raffale Petrini, julgaram os Curta-Metragens de Documentário e Técnica Mista e a categoria de Média-Metragem de Documentário.

As categorias de Curta-Metragem de Ficção, Longa-Metragem de Documentário e Ficção foram avaliadas pela produtora carioca Roberta Sauerbronn, pelo cineasta maranhenses Arturo Saboia e por Raffaele Petrini.

Cinema de todas as formas

A 7ª edição do Festival Maranhão na Tela também teve espaço para animações e produções nacionais. Paralelamente ao festival, o público pode prestigiar o Festival Anim!arte, com 330 produções animadas do Brasil e do mundo.

O cineasta Murilo Sales foi homenageado pela trajetória e teve filmes exibidos na Mostra que levou o nome dele. O documentarista também compartilhou experiência com os produtores em uma aula especial de cinema.

Filmes reconhecidos nacionalmente foram vistos na Mostra Panorama Brasil, como os longas-metragens “Infância”, com Fernanda Montenegro e “A Luneta do Tempo”, dirigido por Alceu Valença. O Maranhão na Telea teve patrocínio da empresa de telefonia Oi e da Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com realização da Mil Ciclos Produções.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.