Neste sábado

Workshop gratuito com o cineasta Marcos Pimentel

Evento terá conversas para a compreensão do gênero documental.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
(Divulgação)

SÃO LUÍS - Neste sábado (6), ocorrerá um workshop sobre Cinema Documentário no Cine Lume, com o cineasta Marcos Pimentel, diretor e roteirista do longa Sopro (atualmente, em cartaz - clique aqui e veja a programação completa), de 2013.

O evento terá conversa sobre temas fundamentais para a compreensão do gênero documental, como: concepção e desenvolvimento de ideias; possibilidades de discurso; tratamento e estética documental; aproximação, abordagem e construção de personagens reais; o trabalho do documentarista na pesquisa, no campo e na sala de montagem.

Durante o encontro, serão exibidos e dissecados curtas-metragens realizados pelo diretor, que servirão de base para a conversa e ilustrarão elementos abordados durante o encontro. Também será exibido o filme Sopro, primeiro longa-metragem do diretor. Após a exibição, haverá debate com o público.

O evento será realizado em dois momentos: o workshop, que ocorre das 10h às 13h; e a exibição, seguida de debate, das 14h às 16h. A entrada é franca (sujeito à lotação do cinema).

Marcos Pimentel

Marcos Pimentel é documentarista formado pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba) e especializado em Cinema Documentário pela Filmakademie Baden-Württemberg, na Alemanha. Também é graduado, no Brasil, em Comunicação Social (UFJF) e Psicologia (CES-JF).

Diretor, roteirista e produtor independente, realizou documentários em cinema, vídeo e televisão, que ganharam 90 prêmios por festivais nacionais e internacionais e foram exibidos em mais de 500 festivais em todas as partes do mundo. Desde 2009, é professor do departamento de documentários do curso regular da Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba).

Vive e trabalha em Belo Horizonte. Sopro é seu primeiro filme de longa-metragem.

*Com informações da FanPage do Cine Lume.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.