Educação infantil

Estudantes fazem viagem pelas cores e traços de Romero Britto

Por meio do projeto, os alunos desenvolveram aspectos cognitivos.

Na Mira*

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
Alunos desenvolveram aspectos cognitivos.
Alunos desenvolveram aspectos cognitivos. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Alunos entre três e cinco anos da Unidade de Educação Básica (UEB) Moranguinho, no bairro Monte Castelo, em São Luís, fizeram uma releitura da obra de um dos maiores expoentes da arte contemporânea brasileira e mundial, marcada por cores fortes: Romero Britto. A releitura foi feita por meio do projeto "Por um mundo mais colorido", durante todo o ano letivo. O ponto de partida foi o desenho de uma borboleta hipercolorida. Daí, vieram gatos, peixes, flores e uma infinidade de desenhos cheios de cores e traços.

"A cscola viu, na obra de Romero Britto, a possibilidade de trabalhar a arte com as crianças, a arte de uma forma ampla, onde professores e alunos puderam viajar pelas obras de Romero e ao mesmo tempo contemplar todos projetos desenvolvidos na escola,que tratam da preservação do meio ambiente, da promoção da paz, do movimento das artes e ela pode fato contemplar todos estes eixos", explica Rosinéia Nascimento Silva, gestora da UEB Moranguinho.

O projeto foi coordenado pela professora Érica dos Guaranis Machado Siqueira. "Por que Romero Brito? Pela leveza, pela alegria e esperança que ele transmite em suas obras. então selecionamos as obras que tem mai a ver com a educação infantil, flores, gatos, borboletas, em fim. E quando eu vi, havia trabalhado o projeto com todas as salas da educação infantil. E o resultado foi impressionante", destaca a professora.

Além dos desenhos, as crianças fizeram pintura em telas e esculturas utilizando material como DVD, pratos descartáveis, rolo de papel, entre outros. Despertando a atenção deles para importância da preservação ambiental. Brincando, as crianças tiveram a oportunidade de desenvolver aspectos cognitivos como percepção, atenção, concentração, coordenação motora e a coletividade.

Os trabalhos foram expostos para pais dos alunos e a comunidade.

* Colaborou: Regina Souza / TV Mirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.