Semana da Música

Orquestra Sinfônica do Maranhão se apresenta nesta quarta-feira

A apresentação faz parte da programação da Semana da Música.

Divulgação/Secma

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Orquestra Sinfônica do Estado do Maranhão terá noite de estreia, nesta quarta-feira (26), às 19h, na Catedral da Sé, em São Luís. A apresentação faz parte da programação da Semana da Música e comemora o Dia Internacional da Música (22 de novembro).

O projeto pedagógico de criação da orquestra contempla parceria celebrada entre a Escola de Música Lilah Lisboa - órgão da Secretária de Estado de Cultura (Secma) - com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), que concede as bolsas aos músicos.

Composta por músicos de cordas, sopro, percussão, a orquestra selecionou alguns participantes por meio de oficinas realizadas com professores vindos de outros Estados. Hoje, são 31 músicos, sendo 18 maranhenses e 13 de outros Estados. As inscrições para participação da orquestra continuam abertas, pois a formação completa é de, no mínimo, 70 músicos. “O objetivo principal é sermos uma sinfônica”, ressalta Rogério Chaves, músico violoncelista integrante da orquestra. Outra meta é formar plateia

Concerto

Para a noite de estreia, serão executadas peças do erudito e do popular, Sob a regência do maestro José Antônio Augusto. No repertório, Concerto nº 2 para Piano e Orquestra em Ré Menor, de W. A. Mozart tendo solo piano com José Henrique Martins (PB); Sinfonia n. 1 em Dó Maior, de L. V. Beethoven, Primeiro Movimento (Adagio-Allegro); Serenata Brasileira de António Rayol, Solo Soprano; Overture Uma Noite no Castelo, de Henrique Alves de Mesquita; e Oblivion, de Astor Piazolla.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.