Feira do Livro

Zeca Baleiro lança disco de músicas infantis na 8ª FeliS

O curador da FeliS, Celso Borges, acompanhou o lançamento e destacou a presença do cantor.

Divulgação/Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Nesta segunda-feira (3), o cantor maranhense Zeca Baleiro lançou seu primeiro álbum de músicas infantis durante a programação da 8ª Feira do Livro de São Luís (FeliS). Em uma manhã de autógrafos para uma plateia lotada de crianças e adolescentes, Zeca conversou e apresentou as músicas do novo disco, no auditório Mundinha Araújo, na Fundação da Memória Republicana Brasileira, no Convento das Mercês.

Durante entrevista à imprensa, Zeca Baleiro declarou estar honrado em ter sua obra lançada na Feira do Livro, que traz como tema central “Literatura Infantil: aqui começa a magia da leitura”. “É sempre um prazer e uma honra voltar a São Luís, ainda mais num evento assim. São Luís tem vocação para esse tipo de evento e é bonito ver um projeto durando, virando uma tradição na cidade”, relatou o artista.

O curador da FeliS, Celso Borges, acompanhou o lançamento e destacou a presença do cantor. “A gente une o amor de Zeca pela língua portuguesa, o diálogo com universo da música para crianças e o afeto dele por São Luís e trouxemos aqui. E o objetivo é esse, conseguir equilibrar vários convidados importantes da língua nacional e maranhense”, explicou Celso.


Durante o bate-papo com a criançada, Zeca Baleiro relatou o processo criativo da obra Zoró. Inovador, o disco, que fala de bichos estranhos, reúne 28 canções em diversos ritmos musicais, como reggae e forró. Nas letras, é possível identificar uma girafa que gosta de dançar reggae, uma serpente que quer ser um pente e um ornitorrinco que vai ao otorrino tratar uma dor de garganta.

“São músicas que brincam com a língua, músicas com grau de dificuldade, como trava língua, coincidindo o lúdico com o aprendizado, a ter uma dicção mais elaborada. A ordem aqui é divertir”, disse Zeca. Interagindo com a platéia, ele respondeu a perguntas e ainda deu uma palhinha de algumas músicas de Zoró.

A apresentação chamou a atenção das crianças. Com o CD nas mãos, Thomas, sete anos, já estava com as canções na ponta da língua. “São muito boas as músicas dele. São divertidas”, disse.

O dia também foi emocionante para Pedro Henrique, 11 anos, que levou o violão para pedir um autógrafo e foi chamado por Zeca para cantar um trecho de “Telegrama”, um dos sucessos mais famosos do cantor. Pedro se identificou com o CD novo, voltado especialmente para o público infantojuvenil. “Primeiro, eu ouvi as músicas e achei engraçado, bem engraçado. Eu gostei da iniciativa, achei bacana”, comentou satisfeito.

Sobre a 8ª FeliS

A 8ª Feira do Livro de São Luís acontece até este domingo (9), na Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), no Convento das Mercês, e em outros espaços do bairro do Desterro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.