Literatura

Luiz Phelipe Andrès no Café Literário desta terça

Evento ocorre no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
Luiz Phelipe Andrès.
Luiz Phelipe Andrès. (Divulgação)

SÃO LUIS - Os 25 anos do Projeto Reviver e os 402 anos de fundação de São Luís serão o foco da palestra que o engenheiro e membro da Academia Maranhense de Letras (AML) Luiz Phelipe Andrès profere nesta terça-feira (23), às 18h30, em mais uma edição do Café Literário. O evento será na Galeria Valdelino Cécio do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande) e tem entrada gratuita.

Usando um rico acervo iconográfico, Andrès levará os presentes para um passeio no tempo que tem início no ano de 1979, quando o então governador João Castelo criou por decreto estadual, o Programa de Preservação e Revitalização do Centro Histórico de São Luís. Em 1997, no governo Roseana Sarney, o programa teve um de seus pontos altos, quando foi decisivo para que a Organização das Nações Unidas (Unesco), concedesse a São Luís o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Andrès, que participou da equipe técnica desde o seu início, explica que o Projeto de Preservação e Revitalização do Centro Histórico de São Luís foi composto por sucessivas etapas. As duas primeiras, de 1979 a 1986 foram conhecidas como Projeto Praia Grande; a terceira, de 1986 a 1989, foi realizada pelo Governador Epitácio Cafeteira e foi batizada de Projeto Reviver. “Transcorridos um quarto de século temos uma boa perspectiva histórica para avaliarmos e vamos aproveitar esta oportunidade para falarmos sobre as diversas fases e também sobre alguns mitos que foram criados em torno do tema”, diz Andrès.

Leia mais na edição on-line de O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.