Cultura popular

Cultura Popular premia mestres do tambor de crioula

O evento começa às 19h, na Capela de São Benedito, na praça da Faustina.

Divulgação/Secma

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Será realizada, nesta sexta-feira (5) a divulgação da premiação e gravação de CD e DVD com composições de Mestres do Tambor de Crioula, dos 15 artistas populares, selecionados no edital, lançado em julho, pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma), em parceira com o Ministério da Cultura.

O evento começa às 19h, na Capela de São Benedito, na praça da Faustina, no Centro Histórico. "O projeto visa fomentar a prática cultural do Tambor de Crioula, uma vez que a ação beneficia uma série de atividades de promoção e transmissão de saberes que garantirão a continuidade dessa prática", informa Sebastião Cardoso, diretor do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho.

A programação inclui apresentação de grupos de tambor de crioula com gravação de três CDs e dois DVDs, abrindo espaço para os mestres do tambor de crioula divulgarem suas toadas e grupos. Grupos interessados em participar das apresentações devem entrar em contato com o Centro de Cultura Popular, na rua do Giz, 220, Centro Histórico, até sexta-feira.

A seleção dos grupos inscritos se destinou ao reconhecimento e premiação dos mestres, divididos em três categorias: coureira, coureiro e artesão, cada grupo com cinco premiações e, cada mestre selecionado receberá R$ 5 mil. A seleção compreendeu as fases de inscrição, habilitação; de caráter eliminatório, seleção de caráter meritório, classificatório e eliminatório, à qual serão submetidos somente os candidatos habilitados na fase anterior.

Puderam participar da seleção candidatos pertencentes às categorias de mestres e mestras dos Saberes e Fazeres do Tambor de Crioula, denominados apenas "mestres"; pessoas físicas de grande experiência e conhecimento nos saberes e fazeres populares, dedicadas às expressões culturais populares, com reconhecimento da comunidade onde vivem e atuam, com longa permanência na atividade e capacidade de transmissão dos conhecimentos artísticos e culturais; coureiras, coureiros e artesãos com atividades ligadas aos modos de fazer o Tambor de Crioula do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.