Cultura

VIII Semana Maranhense de Dança encerra-se com noite de gala neste domingo (31)

Evento tem uma vasta programação com homenagens, espetáculo e oficinas.

Divulgação/Secma

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(Divulgação/André Pilonna)

SÃO LUÍS - Depois de uma semana intensa de atrações e programação variada em muitos gêneros que movimentaram a cidade, encerra-se, neste domingo (31), a oitava edição da Semana Maranhense de Dança, aberta na segunda-feira (25) com homenagens, espetáculo e oficinas.

Última Oficina

Para o último dia de programação da VIII Semana Maranhense de Dança uma única oficina encerra atividade, no Espaço Ballet Olinda Saul, das 11h às 13h, período em que a professora Carla Silveira, de Minas Gerais, ministra aula de Dança do Ventre II para alunas do nível intermediário e avançado.

Já no palco do Teatro Arthur Azevedo, a VIII Semana Maranhense de Dança fecha a edição de 2014 com uma programação especial que será apresentada em duas sessões: às 16h e reapresentação às 20h, em Tarde de Gala II e Noite de Gala II, com apresentação de 19 coreografias com grupos, companhias e bailarinos maranhenses e convidados do interior do estado e de outros estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza).

Como convidados de fora do estado estarão no palco do TAA os bailarinos Paula Penacho e Luis Ruben Gonzalez (SP e PE) do Ballet Gonzalez (PE); FilipiEscudini (RJ); Karen Mesquita e Murilo Gabriel do Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ); Alex Silva e Alex Magalhães do BCAD Cia de Dança (CE); Adriana Salomão (RJ); Carlla Sillveira (BH) e Larah Nóbrega, da Academia Tereza Passos (CE).

A programação de coreografias da Tarde e Noite de Gala, contará com a participação de bailarinos maranhenses do Ballet Olinda Saul; Studio de Dança Clay Carlos; Escola de Dança Adágio; Cia de Jazz Solange Costa; Pulsar Cia de Dança; Cia Street Master; Larissa Carvalho e Rhawann Moraes; Estúdio de Artes Cênicas; Studio de Dança Árabe Solange Costa; Alunos da Oficina de Jazz 2; e Cia de Dança de Salão de Açailândia.

No Teatro Alcione Nazaré, às 18h, bailarinos do Estúdio de Artes Cênicas (MA) apresenta o espetáculo Próximo, em coreografias de Joilson Ferraz e Fernando Saraiva, com os bailarinos Alba Silva, Carlos Maciell, Fernanda Câmara, Fernando Saraiva, RaylaAlves, Rayane Alves e Joilson Ferraz.Eles passarão para o público, movimentos que ressaltam os laços de amizade que permeiam a todos como parte desse trabalho, mostrando uma linguagem poética do amor Fraternal, Filos, Ágape, Eros e Cósmico. Uma analogia real da palavra “próximo” que pode significar do íntimo ao subsequente, transcendendo o contato físico e dando lugar a importância de sentir-se amado por alguém.

No espaço GuestHouse (Rua 28 de julho – Centro Histórico), o grupo maranhense BemDito Coletivo apresenta, às 19h, Corpo Descartável. Criação e direção do coreógrafo e bailarino Yuri Azevedo, a performance com 40 minutos de duração, leva a público movimentos onde a metáfora do descartável expõe as relações estabelecidas pelo homem na contemporaneidade; seus relacionamentos efêmeros, instáveis e superficiais.

Esta performance consiste na experimentação e na investigação do copo descartável como símbolo da modernidade, do plástico. Associando este objeto ao homem do presente, busca-se encontrar e nos fazer refletir sobre Qual é a dimensão de descartável? Qual relação de descartável se estabelece entre o homem e a natureza? Entre o homem e o outro? Entre o homem e ele mesmo?

Serviço:

Quê: Tarde de Gala II – Coreografias com bailarinos maranhenses e convidados de outros Estados

Quando: Domingo (31) às 16h

Onde: Teatro Arthur Azevedo

Ingressos: Troca por 1 quilo de alimento não perecível

Quê: Próximo

Quando: Domingo (31) às 18h

Onde: Teatro Alcione Nazaré

Ingressos: Troca por 1 quilo de alimento não perecível

Quê: Corpo Descartável

Quando: Domingo (31) às 19h

Onde: GuestHouse (Rua 28 Julho – Centro Histórico)

Ingressos: Troca por 1 quilo de alimento não perecível

Quê: Noite de Gala II – Coreografias com bailarinos maranhenses e convidados de

outros Estados

Quando: Domingo (31) às 20h

Onde: Teatro Arthur Azevedo

Ingressos: Troca por 1 quilo de alimento não perecível

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.