São Luís 402 anos

Divulgada a programação cultural do aniversário de 402 anos de São Luís

O evento terá a participação de diversos segmentos culturais da cidade.

Divulgação/Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Foi divulgada, nesta sexta-feira (29), a programação cultural do aniversário de 402 anos de fundação da cidade de São Luís. A programação tem início na próxima sexta-feira (5) e prossegue até dia 14 de setembro. O evento terá a participação de diversos segmentos culturais da cidade, incluindo o reggae que marcará a abertura da programação. Além disso, a programação contará ainda com o Festival Internacional de Folclore.

“Este ano optamos por trabalhar uma programação visando à nova dinâmica da cidade, com os diferentes públicos dela e ao mesmo tempo reunindo sua população para a celebração da alegria e da vida”, explicou o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves.

Na próxima sexta-feira, será realizado o show “Vibrações Positivas” que reunirá cantores, grupos de dança, radiolas e DJs de reggae. As apresentações serão realizadas a partir das 19h na Praça Maria Aragão, uma forma de comemorar o aniversário de São Luís e homenagear o Dia Municipal do Reggae (dia 5). Esse encontro da programação com os ritmos culturais será evidenciado durante as comemorações.

Segundo o presidente da Func, a ideia deste ano é celebrar o aniversário da cidade destacando datas importantes como o Dia Municipal do Reggae e o Dia Municipal do Tambor de Crioula (dia 6), contemplando a nova dinâmica da música feita pelos artistas de São Luís e a diversidade dos gostos musicais da população. “Será uma festa em que a cidade se reconheça”, afirmou Francisco Gonçalves.

O primeiro dia das comemorações contará também com uma roda de conversa sobre o tema “Pungada da Ilha”, que reunirá os professores Sérgio Ferretti (UFMA) e Neto de Azile (Comitê Gestor de Salvaguarda do Tambor de Crioula). “Junto com o comitê de salvaguarda, decidimos que a programação não fosse apenas composta por espetáculo, mas também discutíssemos o tema”, esclareceu o presidente da Func.

Já no segundo dia da programação, dia 6, haverá apresentação de grupos de tambor de crioula na Madre Deus com procissão e ladainha. No dia 7, a Praça Maria Aragão será transformada em palco do show gospel “Glórias” com a cantora Bruna Karla, e participação da banda local Marcados pela Promessa. No dia 8, aniversário da cidade, haverá o show “Louvação a São Luís”, reunindo novos nomes da música produzida na cidade, como Phill Veras e a cantora lírica Brígida Andrade, na Praça Maria Aragão.

As comemorações serão estendidas até o dia 14 de setembro por meio de parceria com o Comitê Internacional de Organização de Festivais de Folclore da Unesco, que coordenará o Festival Internacional de Folclore. O evento será realizado em São Luís do dia 9 a 14 de setembro, na Praça Maria Aragão, reunindo representes de cinco países e do Brasil.

Programação

Sexta-Feira (Dia 5)

“Vibrações Positivas” – Show em comemoração ao Dia Municipal do Regueiro, instituído pela Lei 4.102, de outubro de 2002, com participação de DJs, bandas de reggae, grupos de danças e radiolas. Local: Praça Maria Aragão. Horário: 19h.

Roda de conversa “Pungada da Ilha” – Roda de conversa com participação do Professor Ferreti (Ufma) e Neto de Azilê (Comitê Gestor). Local: Galeria Trapiche (Praia Grande – Centro). Horário: das 15h às 18h.

Sábado (Dia 6)

Projeto “Pungada da Ilha” – Comemoração do Dia Municipal do Tambor de Crioula com apresentação de cinco grupos de tambores de crioula, procissão e ladainha. Local: Fábrica das Artes (Rua São Pantaleão – Madre Deus). Horário: das 17h às 0h.

“Imenso Amor” – Espetáculo artístico musical com o Padre João Carlos e participação da banda católica “Paresia”. Local: Praça Maria Aragão. Horário: 19h.

Domingo (Dia 7)

“Glórias” – Show evangélico com a cantora gospel Bruna Karla, participação da banda local Marcados pela Promessa, e do Pastor Marcos Lins Gruvira. Local: Praça Maria Aragão. Horário: 19h.

Segunda-Feira (Dia 8)

“Louvação a São Luís” – Show musical com participação da banda Pedeginja, Phill Veras lançando novo CD e DVD; Som do Mará, de Chiquinho França; e participação especial dos jovens talentos Brígida Andrade e Victor e Bruno. Local: Praça Maria Aragão. Horário: 19h.

Terça a Domingo (Dias 9 a 14)

Festival Internacional de Folclore – Presença de grupos nacionais e internacionais, com representantes da Colômbia, México, Argentina, Chile, Estônia, entre outros convidados. O evento objetiva promover o patrimônio imaterial, através de formas de expressão, tais como dança, música, jogos, rituais, costumes e outras artes. Local: Praça Maria Aragão. Horário: a partir das 19h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.