Nutrição

Uso de suplementos deve ser feito com orientação profissional

Nutricionista alerta que uso indiscriminado de suplementação pode não alcançar os resultados esperados.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Eles são facilmente encontrados em lojas de produtos especializados na área de fitness e às vezes são indicados dentro das academias de ginástica. Embora tenham seu uso regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os suplementos precisam ser utilizados com cautela e apenas com indicação de profissionais especializados, pois, quando mal administrados, não têm os efeitos esperados e até podem acarretar problemas de saúde.

O alerta é da nutricionista Suzana Laranja, que ressalta os bons resultados que os suplementos podem trazer não apenas para os atletas. A especialista afirma que, antes de indicar qualquer produto, é preciso conhecer o perfil da pessoa – como sexo, idade, altura, peso e estilo de vida – para que os efeitos da suplementação sejam o esperado. “Todas as pessoas precisam de nutrientes, mas nem todas precisam de suplementos. Por isso, não se pode tomar suplementos indiscriminadamente, mesmo no caso de quem pratica atividade física. É preciso ver qual a real necessidade de cada pessoa. Antes de tudo, é preciso consultar um médico ortomolecular, um nutricionista com a mesma prática para que os nutrientes sejam balanceados de forma satisfatória ao organismo. É importante fazer exames bioquímicos, bioimpedância para ser mais assertivo quanto a estas necessidades do organismo”, alerta a especialista.

Antes de começar a consumir qualquer produto, é preciso fazer exames médicos para verificar as condições gerais de saúde. No caso de pessoas sedentárias, Suzana Laranja explica que os suplementos só terão finalidade se for feito um processo de desintoxicação. “Muitas pessoas reclamam que tomam suplementos, mas não obtêm resultados. Se houver uma disbiose (desequilíbrio da flora intestinal) o organismo não consegue absorver aqueles nutrientes. Por isso, antes de tudo, é preciso fazer o controle das bactérias do intestino, principalmente no caso de pessoas acima do peso. Isso é feito com o uso de probióticos, introdução de bactérias benéficas ao organismo, glutamina para maior resistência das células intestinais e, por fim, prebióticos, fonte alimentar para as bactérias novas. Outro ponto importante é a desintoxicação do organismo, que deve ser praticada independente do peso do indivíduo, por meio de alimentos que promovam maior limpeza através da diurese, e só então deve ser iniciada a suplementação. Esse processo tem durabilidade restrita a necessidade do paciente”, detalha a nutricionista.

Saúde

No caso dos praticantes de atividades físicas, mesmo que não haja necessidade de desintoxicar o organismo, é preciso ficar atento ao tipo de suplementação, pois algumas delas – como as que são à base de proteína - podem sobrecarregar os rins ou acarretar outros problemas de saúde. “A orientação de um profissional – no caso um médico ou um nutricionista – se faz necessária porque o excesso de proteína no organismo pode causar problemas renais. O excesso de termogênicos (cafeína) também é prejudicial”, ressalta a nutricionista.

Suzana Laranja explica que os suplementos mais conhecidos são os destinados a potencializar os resultados da atividade física, mas existe uma grande variada de produtos para outras necessidades do organismo. “Quem sofre com a Tensão Pré-Menstrual (TPM), por exemplo, pode utilizar o óleo de borage, e no caso de quem vai se submeter a cirurgia plástica pode usar o óleo de prímula, que contribui para melhor hidratação e elasticidade da pele”, informa.

Nem sempre é possível extrair todos os nutrientes que o corpo precisa somente através da alimentação. Isso porque os alimentos muitas vezes estão contaminados com xenobióticos (agrotóxicos, água contaminada, solo, pesticidas) e perdem muitas de suas propriedades. Suzana Laranja destaca que é nesse sentido que a alimentação orgânica e a suplementação bem assistida são fundamentais para combater problemas de saúde e resultar em bons efeitos estéticos. Unhas e cabelos quebradiços, problemas gastrointestinais, metabolismo lento, são alguns dos problemas que podem ser solucionados por meio da suplementação. “A principal preocupação precisa ser com a saúde. Após identificar as necessidades do organismo da pessoa, podemos fazer um mix de suplementos manipulados ou indicar os produtos que já existentes no mercado. O resultado é potencializado com a alimentação correta e, claro, acompanhada com a prática regular de atividade física”, explica.

Para o equilíbrio da dieta, todo cardápio precisa contemplar opções protéicas de preferência em todos os lanches, mais fibras, carboidratos integrais, cereais e oleaginosas. Restringir o uso indiscriminado de frutas, pois o açúcar das mesmas é simples, assim como o leite da dieta. É preciso se preocupar com os nutrientes ofertados para que a potencialização dos resultados com a suplementação seja sempre positiva”, finaliza.

Orientações:

- Procurar o auxílio de um médico ortomolecular e de um nutricionista com a mesma prática para saber as necessidades do organismo (se conhecer);

- Fazer todos os exames solicitados;

- Dar preferência a alimentos orgânicos, nutricionais, peixes, alimentos integrais (cereais), frutas e vegetais, carboidratos complexos (como a batata doce, mandioca, arroz integral);

- Utilizar a suplementação indicada pelo nutricionista de maneira correta;

- Fazer uma reavaliação clínica a cada três meses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.