Apresentação

Cantor Xangai no Teatro Arthur Azevedo, nesta terça

<i>Show</i> contará com participações especiais; saiba mais.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
Cantor Xangai.
Cantor Xangai. (Divulgação)

SÃO LUÍS - O cantor e compositor baiano Xangai retorna à capital maranhense nesta terça-feira (19), no Teatro Arthur Azevedo (TAA). Hoje, a partir das 21h, o cantor fará um show intimista, com voz e violão. Além do músico, a apresentação contará com participações especiais, com os músicos João Liberato, na flauta, e Ricardo Vieira, no violão.

Os ingressos terão o preço único de R$ 50. A indicação é livre. A duração da apresentação é de 90 minutos.

Xangai

Eugênio Avelino, popularmente conhecido como Xangai (Itapebi, 20 de março de 1948) é um cantor, compositor e violeiro brasileiro.

Nasceu às margens do Córrego do Jundiá, afluente do Rio Jequitinhonha, na zona rural do município de Itapebi, no extremo sul da Bahia.

Filho e neto de sanfoneiro, ainda aos 18 anos, fixou-se com os seus pais na cidade de Nanuque, no norte de Minas Gerais. Xangai é descendente direto do bandeirante João Gonçalves da Costa, fundador do Arraial da Conquista, atualmente Vitória da Conquista.

Viveu em Vitória da Conquista, na Bahia, de onde recebeu a influência que o tornou um cantor sertanejo.

Seu pai era proprietário de uma sorveteria chamada Xangai na cidade de Nanuque, daí se originando o seu apelido e atual nome artístico.

No ano de 1976, gravou o seu primeiro disco, Acontecivento, com destaque para as músicas Asa Branca, Forró de Surubim e Esta Mata Serenou.

Apresenta na Rádio Educadora da Bahia o programa Brasilerança, por meio do qual contribui para a divulgação da cultura musical da região nordestina brasileira.

É considerado como o melhor intérprete de Elomar, propiciando inclusive a facilitação do entendimento das composições deste compositor classificado como erudito por muitos.

Em 1999, foi convidado a participar do álbum de comemoração de 100 anos do Esporte Clube Vitória, time do seu coração.

Participou com o cantor Waldick Soriano dos últimos shows da carreira deste antigo nome da chamada música brega brasileira, inclusive na cidade natal de Waldick, Caetité, em 26 de maio de 2007.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.