Premiação

Produções maranhenses saem vitoriosas em Festival

Longa <i>O Exercício do Caos</i> faturou nove prêmios no Guarnicê de Cinema.

Na Mira, com informações da UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52

SÃO LUÍS - No último sábado (26), foi encerrada a 37ª Edição do Festival Guarnicê de Cinema, com a premiação dos melhores longas e curtas metragens da amostra competitiva. Com mais de 300 trabalhos inscritos, as produções maranhenses obtiveram destaque nas premiações. O filme O Exercício do Caos, do diretor Frederico Machado, foi o maior vencedor da noite, com nove troféus, inclusive, na categoria de Melhor Longa Nacional.

Na categoria longa, o filme mais premiado foi Exercício do Caos. O filme levou os prêmios de: melhor roteiro; melhor direção de fotografia; melhor montagem; melhor trilha sonora original; melhor ator para Auro Juricê; melhor atriz para as três atrizes Isabella Sousa, Thainá Sousa e Thalita Sousa; melhor direção para Frederico Machado; melhor ficção; e melhor longa nacional.

 Últmo dia da 37ª Edição do Festival Guarnicê de Cinema/ Foto: Divulgação/Lauro Vasconcelos
Últmo dia da 37ª Edição do Festival Guarnicê de Cinema/ Foto: Divulgação/Lauro Vasconcelos

Outro longa maranhense recebeu reconhecimento do público com o prêmio ‘Erasmo Dias’ da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALE-MA), voltado ao incentivo da produção cinematográfica maranhense: Escolha seu caminho, de Roberto Pereira, foi o filme mais voltado pelo público como a melhor produção do Estado.

Foram distribuídos 17 prêmios na categoria de curtas. Três curtas de produção maranhense tiveram destaque. Foram eles: Xiri meu não dou – Patativa, de Tairo Lisboa, nas categorias de melhor atriz para Patativa e consulta popular melhor curta Maranhense; Passagem, de Arturo Saboia levou melhor direção e o prêmio ‘Bernardo Coelho de Almeida’, com oferecimento ALE-MA por melhor ficção; e o O Dono Da Capoeira nas categorias de melhor trilha sonora, melhor documentário, melhor curta maranhense, além dos prêmios BNB melhor curta maranhense e o, também, instituído pela ALE-MA ‘Mauro Bezerra’ como melhor documentário Maranhense.

O 37º Festival Guarnicê de Cinema ocorreu do dia 21 a 26 de Julho de 2014, espalhado pelos cinemas do Centro Histórico Maranhense.

Fique por dentro de todos os vencedores do Festival clicando aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.