Homenagem

Cantador Apolônio Melônio será homenageado hoje, em São Luís

Homenagens ocorrerão no bairro da Liberdade.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52
Cantador Apolônio Melônio será homenageado hoje
Cantador Apolônio Melônio será homenageado hoje (Reprodução)

SÃO LUÍS - Um dos mais antigos cantadores de bumba meu boi do Maranhão, Apolônio Melônio completa hoje (23) 96 anos de idade. As homenagens ocorrerão à noite, iniciando com Missa em Ação de Graças, às 19h30, na Igreja de Santo Expedito (Liberdade), seguida de exibição de um documentário em homenagem ao Boi da Floresta, em frente a sua sede, na Rua Tomé de Sousa, no mesmo bairro.

A Missa em Ação de Graças terá cânticos entoados em ritmo de bumba meu boi, segundo adiantou a esposa de Apolônio Melônio, Nadir Olga Cruz. Da missa, participarão familiares e amigos do homenageado. Foram convidados cantadores de bumba meu boi de sotaque da Baixada e de outros sotaques, como Humberto de Maracanã (Boi de Maracanã, sotaque de matraca), e, também, autoridades, como a governadora Roseana Sarney e a secretária de Estado da Cultura, Olga Simão. Lá, também estarão alguns amigos de Melônio, os quais, assim como ele, estavam no navio Maria Celeste, em 1954, quando este pegou fogo na Baía de São Marcos, a 500 km da costa.

Em frente à sede do grupo folclórico, o aniversariante irá partir o bolo alusivo à data e, em seguida, será exibido o documentário intitulado Brincando na Floresta, de autoria da jornalista, produtora, cineasta e roteirista de TV Gisele Bossard. O trabalho aborda, de uma forma geral, a história do Boi da Floresta e da comunidade onde a manifestação nasceu: o bairro Liberdade. O filme tem como subtítulo A floresta do Mestre, em alusão ao lugar de onde vem sua riqueza, suas alegrias e seu alimento, de acordo com a autora.

Leia mais na edição on-line de O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.