São João 2014

Brincantes mostram resistência e amor ao folclore no Vale Festejar

O Maranhão Vale Festejar ocorre nas sextas, sábados e domingos do mês de julho.

Jock Dean / O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52
(undefined)

SÃO LUÍS - Julho também é tempo de guarnicê em São Luís. Às sextas-feiras, sábados e domingos deste mês, a Lagoa da Jansen recebe o arraial do Maranhão Vale Festejar, promovido pela Vale. E a festança no fim de semana passado teve muita dança típica, como o tambor de crioula e o lelê, além dos tradicionais grupos de bumba meu boi. Mas se engana quem pensa que a festança é uma espécie de São João fora de época. Para os maranhenses, que são apaixonados por festejos juninos, trata-se de um São João em época de férias.

O Tambor de Crioula de Anivô, do Bairro de Fátima, abriu a noite de sábado, no Vale Festejar, mostrando que os brincantes dos grupos folclóricos ainda têm muito pique para mais uma jornada. "Já temos 25 anos de apresentação, não dá mais para ficar cansado. Eu fico é triste quando os festejos terminam. Por mim, tinha festa todo dia o ano todo", disse Domingas Figueiredo, dona do tambor.

Quem também gostaria que as festas continuassem é Francisca da Silva Cruz, que há 17 anos dança no Lelê de Simão, de Rosário. "Quando acabar julho, a gente só volta a se apresentar em dezembro, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Eu gosto muito de dançar. Se eu pudesse, tinha festa todo dia", comentou.

Leia mais na edição on-line de O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.