Show

Lenine e sua música com preocupação ambiental

Lenine sobe hoje ao palco em <i>show</i> gratuito no Patrimônio Show para encerrar visita ao Maranhão.

Carla Melo/ O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

O cantor e compositor Lenine uniu duas paixões nesta turnê que tem percorrido o país e que mescla responsabilidade social e ambiental e, claro, música. Trata-se do projeto Música e sustentabilidade numa só nota, no qual o artista percorre projetos socioambientais pelo Brasil. No Maranhão, ele visitou ontem o povoado de Ludovico, localizado no município de Lago do Junco. Hoje, faz show gratuito no Patrimônio Show (Praia Grande).

A turnê incluiu dois dias de atividades. No primeiro, ele faz encontros com projetos socioambientais espalhados pelo Brasil e visitará 12 iniciativas. Nestes momentos, o artista dialoga com as comunidades, gestores e técnicos conhecendo a história dos vários projetos da região, assim como seus representantes e parceiros locais.

No Maranhão, o projeto escolhido foi a Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais (AMTR), no povoado de Ludovico. Botânico autodidata, colecionador de orquídeas (ou "orquidoido", como prefere) Lenine e apoia grupos de preservação ambiental a exemplo de Witness SOS Mata Atlântica, WWF, entre outros.

O show de hoje, em formato voz e violão, encerra a visita do artista e contará com a presença de membros da comunidade visitada. Aliás, a relação do artista com as questões sociais e ambientais vem de longas datas. Isto fica claro em composições como Rua da Passagem, Candeeiro Encantado, Ecos do ao, O último pôr do sol, Miragem do porto, A gandaia das ondas e Chão.

Para emprestar este clima ao show, o cantor convidou o designer João Bird, que viveu e trabalhou durante 10 anos na Amazônia com organizações como World Wide Fund for Nature (WWF) e Forest Stewardship Council (FSC). Assim, o palco será um trançado de lonas de caminhão usadas, mangueiras de incêndio com validade vencida, ambas recicladas, além de estruturas de bambu. O espaço vai se transformando ao longo da turnê, sendo carimbado por projeto visitado.

Já o light designer Robson de Cassia assina o projeto dos encontros com tecnologia ecologicamente correta e inédita em um show: a Waka Waka, criada por um empreendimento social como solução para famílias que não têm acesso à eletricidade. A organização luta para abolir a pobreza energética em todo o mundo e desenvolveu uma das mais eficientes lâmpadas solares de LED. O patrocínio do projeto é da Petrobras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.