Coletiva

Cantor Lenine: "atrás de um projeto, tem um ser humano"

Músico apresentou a turnê "Música e Sustentabilidade numa só nota".

Gustavo Sampaio/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

SÃO LUÍS - "O melhor foi descobrir que tem uma turma do bem espalhada por aí", comentou o cantor Lenine na coletiva realizada nesta quarta feira (4), no Patrimônio Show, para falar sobre a turnê “Música e Sustentabilidade numa só nota”, patrocinada pela Petrobras, que começou ontem (3), com a visita do músico a um babaçual do povoado de Ludovico, e termina hoje com uma apresentação no Centro de São Luís.

A turma do bem, a quem se referiu Lenine, são todas aquelas pessoas que o músico vem encontrando pela turnê, que encerrará este mês e percorrerá projetos ambientais, sociais e esportivos educacionais distribuídos por 12 Estados brasileiros das cinco regiões geográficas do país.

Projetos

No Maranhão, o músico pode conhecer três destes projetos. Um deles, o cantor observou mais de perto: a Comunidade produção e renda (CESE), ligado à Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais (AMTR) do município de Lago do Junco, na comunidade Ludovico, onde ele conheceu o trabalho realizado pelas quebradeiras de coco babaçu na região. O projeto tem como objetivo o incentivo da preservação da natureza, tal como incentivar as próprias integrantes do projeto na busca por seus direitos, como saúde, educação e, inclusive, a valorização da participação da mulher nos trabalhos no ambiente rural.

Diocina Lopes dos Reis, uma das quebradeiras de coco babaçu, revelou, durante a coletiva, a alegria da visita pela turnê do cantor, resumida em cântico, ao versar que ser a "AMTR é mulher trabalhadora, lutando para viver no meio rural". Ainda, segundo ela, o projeto serve como uma forma de revelar a mulher ao mundo. Mas não somente ela. "Temos que trabalhar todas as temáticas existentes no meio, como a mulher, a educação, a renda, a pobreza", disse.

 Projetos AMTR, Biomade e Mara-Kizomba são apresentados em coletiva/ Foto: Gustavo Sampaio/Imirante.com
Projetos AMTR, Biomade e Mara-Kizomba são apresentados em coletiva/ Foto: Gustavo Sampaio/Imirante.com

Além deste projeto, outros dois foram apresentados na coletiva para o músico. Um deles foi o Projeto Biodiversidade Marinha do Delta (Biomade), que realiza o levantamento da fauna marinha ameaçada de extinção na região da APA Delta do Parnaíba, fazendo o registro das espécies inseridas na Lista Oficial de Fauna Ameaçada de Extinção ICMbio/IBAMA. Entre as espécies, animais como: peixe-boi, golfinhos, baleias, cavalo-marinho, tartarugas marinhas e peixe mero.

Uma das integrantes da Biomade, Werlaine Magalhães, comentou que a conservação, um dos objetivos primordiais do projeto, é dada a partir do ponto de vista do trabalhador. "Temos que fazer com que o trabalhador trabalhe a conservação da forma como ele enxerga", informou ao revelar a ideia de que é necessário um envolvimento comunitário (das comunidades por onde passa a Biomade) para que se perceba a identidade do projeto.

Outro projeto apresentado nesta manhã foi o Mara-Kizomba, que teve Kléber Umbelino Lopes, também conhecido como Mestre Bamba, como porta-voz. Ele reforçou o objetivo do projeto em garantir a formação ética, mas também política e cultural das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, e pontuou outras questões, como a valorização da cultura popular maranhense. "O povo só é forte quando fortalece a sua cultura local", afirmou o Mestre Bamba ao comentar sobre o resgate das manifestações culturais.

 Projetos AMTR, Biomade, Mara-Kizomba e Lenine, em coletiva/ Foto: Gustavo Sampaio/Imirante.com
Projetos AMTR, Biomade, Mara-Kizomba e Lenine, em coletiva/ Foto: Gustavo Sampaio/Imirante.com

Petrobras

De acordo com a gerente setorial de Programas Ambientais da Petrobras, Gislaine Garbelini, ao informar a importância dos projetos "Petrobras Ambiental" e o "Desenvolvimento e Cidadania", comentou que os verdadeiros objetivos destes programas estão nos bastidores: nos trabalhadores e organizadores. "Estes projetos é para que possamos ver atrás dos números. Isto é, as pessoas por trás desses projetos", afirmou Gislaine.

Lenine

"Não estamos sozinhos", comentou o cantor Lenine durante coletiva para apresentar a sua turnê sustentável. O "nós", implícito na frase, se refere à todas as comunidades visitadas e apresentadas durante a sua passagem pelos 12 Estados brasileiros. "O melhor foi descobrir que existe uma turma do bem espalhada por aí. (...) A visão das pessoas sobre o planeta são muito parecidas. Estamos levando a frente um ideal coletivo, que se propaga na troca de experiências", ponderou o músico.

Para ele, a "experiência" vem após vivenciar cada ideia que acaba virando um projeto. "Saí de lá [da visita à AMTR do município de Lago do Junco, na comunidade Ludovico] limpo. (...) Isso é o Brasil, que eu achava que conhecia. É um Brasil lindo", comemorou.

Conhecer os três projetos em terra maranhense é uma etapa importante da turnê, de acordo com Lenine. "Há possibilidade de trocar informações entre grupos que estão a 20 km um do outro. E o importante é saber que atrás de um projeto tem um ser humano", afirmou.

 Coletiva da turnê “Música e Sustentabilidade numa só nota” / Foto: Gustavo Sampaio/Imirante.com
Coletiva da turnê “Música e Sustentabilidade numa só nota” / Foto: Gustavo Sampaio/Imirante.com

Show

Um dos motivos que vem levando o cantor a realizar esta turnê pelo Brasil é a mesma que o mantém ativo há varias décadas: a música. "Minha música me leva para vários lugares", revelou. E a apresentação marcada para as 20h30 desta quarta, no Patrimônio Show, na Praia Grande, é uma forma de retribuir todas as experiências que adquiriu em suas andanças. "Hoje vou retribuir, de alguma forma, ter viajado e comungado ideias", disse.

A apresentação, em formato voz e violão, contará com a presença de membros da comunidade visitada. O show, que contará com o design de João Bird, terá materiais reciclados, além de estruturas de bambu. "Teremos um repertório livre e uma iluminação solar, para envolver o público", brincou.

Próximo destino

Depois de sua passagem pelo Estado, Lenine e sua turnê já tem destino marcado: em Goianésia, no Estado de Goiás, nos dias 6 e 7 de junho, com os projetos "Verde Vida", "Semeando Bioma Cerrado", "Cerrado Vivo", "Atendimento Odontológico de Pessoas Especiais" e "Projeto Esporte Educação Handebol Inclusão e Cidadania".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.