Lançamento

Exposição sobre Porto do Itaqui é inaugurada na FMRB

A sala recorre da tecnologia para apresentar um dos importantes portos do mundo.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
A sala recorre da tecnologia para apresentar um dos importantes portos do mundo
A sala recorre da tecnologia para apresentar um dos importantes portos do mundo (Anderson Correa)

A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) inauguraram na noite desta quinta-feira, 8, a Sala Nosso Porto do Itaqui, um exposição multimídia que vai aproximar as pessoas da história de uma dos mais importantes portos do mundo. A exposição fica aberta em caráter permanente na sede da fundação, no Convento das Mercês.

Na solenidade de abertura, além da presidente da Fundação e secretária chefe da Casa Civil, Anna Graziella Santana Neiva, o presidente-diretor da EMAP, Luiz Carlos Fossati, e do senador e ex-presidente da República, José Sarney, participaram funcionários do porto e estudantes da rede estadual que foram os primeiros a conhecerem a nova exposição.

A exposição utiliza-se de recursos tecnológicos como o vídeo “Visita em 3D ao Porto” e também de fotografias, dispostas em totens, para apresentar um pouco da construção, desenvolvimento e expansão do porto do Itaqui aos visitantes. Com caráter educativo, escolas públicas e privadas poderão fazer agendamento de grupos e turmas de estudantes para participarem da mostra.

Esta é a segunda etapa da exposição multimídia que tem sido bastante visitada por escolas e instituições de ensino superior de todo o Estado. “A cada evento, a cada curso, a cada sala que inauguramos - como a Sala Nosso Porto do Itaqui - fica registrada a nossa incansável dedicação em incentivar a busca pelo conhecimento. E mais do que isto: a nossa maior satisfação em ver gerações inteiras que, por meio da educação, fazem o Maranhão ser ainda melhor do que é”, disse Anna Graziella.

Importância - Apresentar a importância do Porto do Itaqui para o Maranhão de maneira mais apurada e atrativa pelos recursos utilizados na exposição é o principal objetivo da Sala Nosso Porto. “A sala é uma extensão do Itaqui, um meio de aproximar o porto das pessoas e informá-los sobre a importância dessa estrutura para o desenvolvimento do Estado”, enfatizou Luiz Carlos Fossati.

Durante sua fala, o senador José Sarney lembrou algumas histórias deste a construção do porto. Do início da construção do Itaqui, na década de 60 até a entrega do berço 108, previsto para o final de 2014, quase 50 anos se passaram. O porto maranhense expandiu e hoje movimenta cerca de 15 milhões de toneladas/ano em seus sete berços multiusos.

“Em torno de um grande porto sempre se faz uma grande civilização. A partir daí é que se pensou tudo o que está se desenvolvendo e o que se quer desenvolver no estado do Maranhão. Agora, a partir desta soma de esforço da FMRB e da EMAP, quem não pode ir ao Porto poderá conhece-lo com toda essa tecnologia apresentada na exposição”, afirmou o senador.

Ao chegar à Sala Nosso Porto do Itaqui, uma recepção muito especial. O capitão Gregório, personagem do vídeo em 3D, apresentará um pouco do dia a dia no Itaqui. O que envolve, por exemplo, as operações de atracação de navios e os termos técnicos comuns na área portuária e um pouco estranhos ou com outros significados na linguagem: como práticos, berços, calado, rebocadores, contêineres entre outros. As pessoas também poderão tirar sua fotografia com o capitão e guardar a recordação.

A exposição multimídia Nosso Porto do Itaqui ficará aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábado das 9h às 12h. A entrada é gratuita.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.