Varilux

Festival de Cinema Francês inicia nesta quarta-feira

Exibição ocorrerá até o dia 16 na sala 1 do CineSystem.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
(Divulgação/Reprodução)

SÃO LUÍS - Os clássicos e filmes da nova geração dos cineastas franceses serão destaques no Festival Varilux de Cinema Francês, evento que acontece simultaneamente em 45 cidades brasileiras de hoje até o próximo dia 16. Em São Luís, a abertura do evento ocorrerá às 20h, no CineSystem (Rio Anil Shopping) com exibição da comédia "Eu, Mamãe e os Meninos", do diretor Guillaume Gallienne, em um coquetel para convidados. A programação estará em cartaz na sala 1 da rede de cinema até o dia 16.

Ao todo serão 16 produções cinematográficas, entre elas "O Amor é um Crime Perfeito", de Jean-Marie Larrieu et Arnaud Larrieu, o drama "Suzanne", de Katell Quillévéré, e a comédia "Um Amor em Paris", de Marc Fitoussi. No domingo (13), haverá uma sessão especial com a exibição do filme "Os Incompreendidos", em homenagem aos 30 anos de morte do diretor francês François Truffaut.

O lançamento nacional do filme Yves Saint Laurent, de Jalil Lespert, a estreia do longa "Uma Viagem Extraordinária", do diretor de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, Jean-Pierre Jeunet, e a vinda dos dois diretores ao Brasil para participar do Festival Varilux de Cinema Francês são algumas das novidades da edição 2014 do evento, que chega a 45 cidades (70 cinemas) com estimativa de 100 mil espectadores.

A capital maranhense desde 2011 faz parte do grupo de cidades escolhidas para sediar o Festival Varilux. A expectativa é de que o número de pessoas que prestigiem o festival aumente em relação do ano passado. Segundo o diretor da Aliança Francesa e coordenador do evento em São Luís, Michael Magalhães, o objetivo da mostra cinematográfica é aproximar o cidadão ludovicense da cultura francesa. São Luís é a única capital brasileira fundada por franceses e tem, em sua essência, o saudosismo francês.

Leia mais na edição online de O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.