Teatro

Irmãs Nascimento serão homenageadas na abertura da Semana de Teatro no MA

Quem também será homenageado com o troféu Apolônia Pinto, é o cenotécnico Wilton Gonçalves.

Pedro Sobrinho / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

A 9ª Semana de Teatro no Maranhão, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma), por meio do Teatro Arthur Azevedo (TAA), será aberta, nesta terça-feira (1o), às 20h30, no TAA, com a presença da secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, do diretor do TAA, Roberto Brandão e integrantes da Comissão Organizadora da Semana de Teatro: Ana Paula Fonseca, Josué da Luz e Domingos Tourinho.

Na solenidade, homenagens às atrizes Lúcia Nascimento, Leda Nascimento e Leila Nascimento e ao cenotécnico do Teatro João do Vale, Wilton Gonçalves, com a entrega a eles do Troféu Apolônia Pinto. Também haverá a apresentação do espetáculo solo "Também queria te dizer-Cartas Masculinas", com o ator Emílio Orciollo Netto.

Com ampla programação, a semana acontece até domingo (6), em São Luís, e de 25 de abril a 4 de maio em 12 municípios maranhenses. O evento contará com apresentação de espetáculos maranhenses e de outros estados, além de workshops, oficinas e lançamento de livros.

Na programação, teatro adulto, infanto-juvenil e teatro-musical. Em São Luís, as apresentações serão nos teatros João do Vale, Alcione Nazaré e Arthur Azevedo, com troca de ingressos por um quilo de alimento não perecível (não sendo aceito pacote de sal) nas bilheterias dos teatros, a partir das 14h, nos dias das apresentações. Os grupos que subirão aos palcos são de São Luís e Caxias, e de companhias do Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo, Brasília. Haverá espetáculos de rua, circo-teatro, performances e intervenções no Largo do Carmo e Praça Nauro Machado. As oficinas serão em espaços alternativos e salas do TAA.

Após a temporada de São Luís, a IX Semana do Teatro segue para as cidades de Arari, Axixá, Barra do Corda, Buriticupu, Carolina, Colinas, Cantanhede, Icatu, Olinda Nova, Sítio Novo e Açailândia, que levará programação para Carolina.

O objetivo é difundir as artes cênicas e promover o intercâmbio cultural por meio de vivências. "Tem um caráter formativo e informativo, uma vez que disponibiliza ao público uma programação cultural de qualidade oferecendo, oficinas, intervenções teatrais, performances, leituras dramáticas", ressaltou Josué da Luz, membro da comissão da Semana.

O evento é um marco na história do teatro maranhense. Ao longo dos anos de sua realização se tornou determinante para o incentivo e crescimento tanto em qualidade quanto na quantidade das produções teatrais no Estado, além de dar visibilidade a artistas e grupos locais.

Programação

Para este ano, estão programadas 10 oficinas de teatro para acontecer ao longo da semana em espaços do TAA. Serão ministradas por professores atores/diretores teatrais convidados de Goiás, Rio de Janeiro, Fortaleza, Rio Grande do Sul, Brasília e do Maranhão. Outras 10 oficinas acontecerão em cidades do interior maranhense.

Atores, diretores, professores e alunos de cursos de teatro terão oportunidade de participar e trocar novas técnicas e conhecimentos sobre teatro nas oficinas de Máscaras Neutras, Larvárias e Balinesas; Preparação Corporal e Jogo, Teatro Musical; Por Trás da Cena, Princípios Técnicos e Orgânicos da Voz, Processo de Criação, entre outras.

Interior do Estado

De 25 de abril a 4 de maio, a Caravana do Teatro levará a semana para os municípios. O público no interior é estimado em cerca de 5 mil pessoas, entre espectadores e participantes das oficinas. "Estamos ampliando o leque de municípios em relação ao ano passado, quando estivemos em sete cidades do interior", informou Roberto Brandão, diretor do TAA.

Difundir a arte cênica, promover a discussão sobre o fazer teatral dentro do estado, estimular a formação e capacitação de profissionais do teatro, promover a revitalização e valorização do teatro maranhense, incentivar a produção local, desenvolvimento sustentável dos artistas de teatro, formação de platéia, com espetáculos gratuitos, são algumas das metas do projeto da Semana de Teatro, evento que já se firmou no calendário cultural do estado.

Homenageados

Entre os homenageados na solenidade de abertura, o cenotécnico no Teatro João do Vale. "Seu" Wilton Mendes Gonçalves, começou a trabalhar no antigo Teatro Canarinho, hoje João do Vale, em 1982. Há 40 anos tem na marcenaria sua profissão e 30 anos dedicados a cenotécnica de teatro.

As irmãs Lúcia, Leila e Leda Nascimento - também homenageadas -, durante suas vidas profissionais, trabalharam em prol da educação. Elas participaram de inúmeros projetos culturais em escolas públicas e particulares, na área de teatro e sempre dedicaram especial atenção para a formação de plateia nos bairros de São Luís, principalmente entre jovens. Foram protagonistas de importantes montagens do teatro maranhense, com expressão e prêmios nacionais e internacionais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.