Apresentação

Banda Orr faz show de pré-lançamento de disco nesta sexta-feira

"To be Orr to be (…)" é o primeiro álbum da banda, em atividade há dois anos.

Gustavo Sampaio/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56
 Banda Orr/ Foto: Divulgação
Banda Orr/ Foto: Divulgação

SÃO LUÍS - O gosto pela música foi um dos pilares para o início da história da banda Orr, que começou em 2012. Após um período de dificuldades e a adição de dois integrantes nos últimos meses, a banda entra em fase de pré-lançamento do seu primeiro registro, intitulado "To be Orr to be: There is no question...and also choices!”, com uma apresentação nesta sexta-feira (28), às 20h, no Cine Impar, no bairro do Renascença, próximo ao Tropical Shopping.

E foi justamente a proposta de misturar um metal mais moderno com um rock progressivo e, também, de fazer um som mais pesado e agressivo, que nasceu o grupo, formado, inicialmente, por Otília Ribeiro (vocalista), Ruan Cruz (guitarrista) e Raul Lima (baterista). Com o fim do grupo Stalingrado, que tinha Ruan e Raul como integrantes, surgiu a Orr (a inicial dos nomes dos integrantes forma o nome do grupo).

 Banda Orr/ Foto: Divulgação
Banda Orr/ Foto: Divulgação

"A princípio, o Orr era um projeto paralelo. A Stalingrado era a banda principal", afirmou Ruan Cruz sobre o começo da banda. Com a saída de um músico da extinta banda, a banda Orr foi ganhando espaço no tempo da banda, até se tornar a prioridade. "Foi um empurrão a mais", brincou Ruan. Porém, outro pilar para a formação do grupo, cuja ideia é fruto, também, do relacionamento entre Ruan e Otília, foi um projeto instrumental do guitarrista, iniciados antes da construção da banda. "Muitos instrumentais acabaram se tornando músicas da Orr", afirmou o músico quando surgiu a necessidade de colocar composições e conteúdo lírico nas canções.

Liderando os vocais, Otilia afirmou que a influência de grupos de metal sinfônico ajudou a construir uma identidade ao grupo. "Como é uma influencia minha, então, acaba influenciando em como eu canto as músicas da banda. Vai de Nightwish, Epica, After Forever, Within' Temptation até Evanescence", disse. Além destes grupos, outros estilos são somados ao grupo como influências, como Dream Theather, Angra, Rammstein e Slipknot, além de, segundo Ruan, muita influência dos ritmos brasileiros em várias canções dos grupos.

Apesar de São Luís viver um momento importante na cena cultural musical, contando com várias bandas de rock no cenário, o surgimento da banda Orr acaba, de certa forma, "contemplando" outros variedades do gênero. "Quando começamos, a banda teve uma dificuldade muito grande de encontrar eventos onde a banda se encaixasse ou quais bandas tivessem qualquer identificação com o grupo", afirmou Otília.

 Banda Orr/ Foto: Divulgação
Banda Orr/ Foto: Divulgação

A primeira oportunidade da banda em expor seu trabalho autoral para o público maranhense surgiu no fim do ano passado, em dezembro, com a participação na primeira edição do Festival Limonada. Na ocasião, Orr dividiu as atenções com artistas da cena local de estilos bem opostos, como Marcos Lamy, Pedeginja e Grillos Elétricos. "Tinha rock no festival, mas nada próximo ao nosso estilo", acrescentou Ruan.

Em 2014, com a repercussão pela passagem em um festival, a banda recebeu dois novos integrantes: Hugo César Lima e Ronnie Horebe, na guitarra base e no baixo, respectivamente. Com dez composições, feitas por Otília e Ruan, "ToBeOrrToBe" deve contar com algumas canções já lançadas pelo grupo anteriormente em suas páginas no SoundCloud. Entre estas, "Until When?" e "Enjoy!", lançadas no ano de 2012, e "Scarlet" e "Made Of Pain", divulgadas no ano passado. O álbum deve ser lançado, fisicamente, ainda, este ano, no mês de julho.

Para mais informações sobre a banda, acesse a FanPage do grupo e/ou ouça as canções no Soundcloud. Para detalhes sobre a compra de ingressos para o show, clique aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.