Saúde dos pés

Mau cheiro nos pés? Saiba como evitar

O chulé pode atingir homens e mulheres de diferentes idades, indiscriminadamente.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

O simples fato de tirar o sapato em público pode ser extremamente constrangedor para quem sofre com problemas de mau cheiro nos pés. O chulé atinge indiscriminadamente homens e mulheres de diferentes idades e até mesmo as crianças.

Segundo a dermatologista Dra. Helua Mussa Gazi, o problema é proveniente da combinação de suor com bactérias nos pés. “Transpirar é um mecanismo natural do organismo e serve para regular a nossa temperatura. Sendo assim, em situações que o corpo é submetido a elevações térmicas, principalmente no verão, o corpo secreta mais suor para conseguir manter o seu equilíbrio”, explica ela.

Normalmente esse suor não tem cheiro. Isso porque as glândulas responsáveis pelo suor eliminam apenas água e sais. Mas, de acordo com a dermatologista, os fungos e bactérias que habitam a superfície da pele e que proliferam nesse ambiente úmido e abafado são responsáveis pelo mau cheiro.

“O processo é denominado de bromidrose plantar, mas é vulgarmente conhecido como chulé. Esse odor nos pés costuma aparecer, principalmente em quem usa sapatos fechados o dia inteiro. Diante disso, como o suor não tem a possibilidade de se dissipar ele é fermentado junto com as bactérias que estão no local causando o odor”, descreve Dra Helua Mussa Gazi.

Ficar livre do terrível chulé é possível desde que algumas cautelas sejam tomadas. A Dra. Helua separou uma lista do que deve ou não ser feito para evitar cheiros desagradáveis nos pés. Acompanhe:

- Mantenha os pés sempre bem higienizados. Aliás, depois do banho seque bem a planta dos pés e principalmente entre os dedos, pois a umidade favorece a proliferação de bactérias;

- Evite usar o mesmo sapato dois dias seguidos. O ideal é colocar o calçado em lugar arejado após a utilização;

- Mantenha a sapateira limpa. Para isso, uma vez por semana retire todos os calçados e limpe-a com um germicida desinfetante;

- As meias também não devem ser usadas mais de uma vez. Lembrando que as mais indicadas são as de algodão, porque ajudam a absorver melhor o suor;

- Evite os sapatos fabricados com materiais sintéticos como plástico e borracha, já que eles aumentam o calor e umidade nos pés e, por consequência, agravam o mau cheiro;

- Use desodorante para os pés, pois ajudam a controlar a transpiração dos mesmos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.