Carnaval 2014

Segurança será reforçada no Carnaval do Maranhão

Divulgação/ Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) anunciou o reforço para garantir a tranquilidade durante o evento em São Luís e no interior do Maranhão. O secretário Aluísio Mendes explicou que as Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros estão preparados e têm experiência de atuação em grandes eventos, como aconteceu nos Shows dos 400 anos e nos Shows da Virada, realizados na Lagoa da Jansen, em 2012 e 2013.

Segundo a delegada geral de Polícia Civil, Cristina Resende, haverá o redimensionamento e o reforço dos plantões na Região Metropolitana e o reforço do efetivo no interior do estado. Além do funcionamento normal dos plantões da Polícia Civil na Beira-Mar, Vila Embratel, Cohatrac e Cidade Operária, haverá os plantões extraordinários no Parque do Bom Menino e no Maiobão.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Vanderley Pereira, a atuação será efetiva em São Luís, São José de Ribamar e Panaquatira, além de atuação em oito municípios do interior. “Ao todo, serão 93 bombeiros militares distribuídos nos pontos de concentração, Praça Deodoro, Madre Deus e circuitos, além de viaturas de socorro e de combate a incêndio e outros equipamentos”, declarou. O Corpo de Bombeiros, também, está capacitando comerciantes e ambulantes que receberam treinamento para combate a pequenos incêndios.

A Polícia Militar vai dispor de um contingente de 600 homens, sendo 350 por noite, que vão atuar em quatro setores: Deodoro/Cajazeiras, Circuito São Pantaleão/Ceprama, Madre Deus e Passarela do Samba. No total, serão cerca de 16 barreiras e abordagem, torres de observação e monitoramento da área a pé e de carro.

Na reunião, o secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Diogo Diniz, destacou que cabe aos órgãos também apoiar e colaborar para uma festa na medida para o folião. “Estamos contribuindo para a melhoria do acesso às vias, a iluminação pública e outras ações e o beneficiado serão o folião maranhense e os turistas”, ressaltou.

A Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semur) também vai atuar com cinco equipes, seis viaturas da Blitz Urbana, dois veículos oficiais e dois de apoio logístico.

Programação

O roteiro do Carnaval do Maranhão inclui tribos de índio, blocos tradicionais, organizados e alternativos, escolas de samba, casinhas da roça e muitas outras atrações. Também, haverá shows em palco montado na Praça Deodoro.

A estreia no palco será no domingo (23), com a apresentação do grupo Monobloco. Em seguida, será a vez da cantora Daniela Mercury (sábado, 1º); do sambista Diogo Nogueira (dia 2); o sertanejo Israel Novaes (dia 3); e a banda Paralamas do Sucesso (dia 4).

Também animarão a festa, os maranhenses Betto Pereira, Mano Borges, Gerude, Ailana Lee, Big Band, Erasmo Dibel, Bicho Terra e Pepê Júnior. A programação dos shows é organizada pela Secma e Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), com apoio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e do São Luís Convention & Visitors Bureau.

Cortejo na abertura

A abertura oficial da folia acontecerá nesta sexta-feira (21), com Cortejo Carnavalesco Deodoro-Praia Grande. A concentração dos grupos está marcada para as 17h, na Praça Deodoro, de onde seguem fazendo a festa até a área da Praia Grande. No local, a folia continua com apresentações no Canto da Cultura e nas Praças Nauro Machado e da Faustina – o último espaço é reservado aos tambores de crioula. O Cortejo tem nova edição na sexta (28).

A festa movimentará os bairros no sábado (22) e domingo (23). O roteiro inclui apresentações de manifestações nos Vivas do Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Cidade Operária, Estiva, João Paulo, Liberdade, Vila Embratel e Maiobão.

A Madre Deus também será embalada pela folia no domingo (23). As atrações farão a festa no Beco do Gavião, no Ponto de Fuga e no Ponto do Meio. O roteiro está programado para começar às 18h e encerrar à meia-noite.

O Ceprama e a Praça da Saudade serão palco de apresentações especiais no domingo (23) e no período oficial do Carnaval (de 1º a 4). Entre as atrações da primeira noite, no Ceprama, show de Josias Sobrinho, Grupo Lamparina, Gerude e Mákina du Tempo. Já na Praça da Saudade, a noite de abertura terá apresentações do Grupo Folia de Três, Embala Brasil, Banda do Bicho Terra, sambauê, Banda do Jegue Folia e Ronald Pinheiro.

Assim como nos anos anteriores, haverá o Circuito Deodoro-Madre Deus, com dezenas de atrações nos dias de Carnaval (de 1º a 4). Nos quatro dias, a folia animará Ponto do Meio, o Ponto de Fuga, o Beco do Gavião, além de Rodas de Tambor no Canto do Rialto e Canto do Mocambo (Madre Deus).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.