Beleza

Conheça os mitos e verdades sobre as varizes

Problema é ocasionado devido ao aumento gradual das veias.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

Com a chegada da estação mais quente do ano, o verão, muitas mulheres abandonam a calça jeans e optam pelo uso de saias, vestidos e shorts. Porém, para quem tem problemas com varizes, deixar as pernas à mostra é um grande dilema.

As varizes são veias de inchadas e destorcidas, muito comum na região das dos membros inferiores e que podem provocar muita dor e cansaço nas pernas. De acordo com pesquisas do Ministério da Saúde, atualmente 70% da população sofrem de alguma doença venosa. Entre esses resultados, comprova-se que as mulheres são as que mais apresentam o desconforto comparado aos homens: a cada três mulheres, apenas um homem manifesta a doença.

As principais causas do aparecimento dos problemas venosos correspondem a genética. “Aproximadamente 35% das pessoas com a doença já teve histórico familiar (pai ou mãe) com problema de varizes. Os que possuem herança de ambas as partes têm o dobro de chances de desenvolver o problema”, diz Dr. Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser.

Ocasionadas pelo aumento gradual das veias, tornado-as dilatadas, alongadas e curvas, possuem tonalidade azulada ou esverdeada. De acordo com o especialista, as varizes podem também ter origem durante a gestação. “A gravidez eleva o volume do sangue circulante, oprimindo as veias. Além dos hormônios oportunizarem a dilatação das veias, dificultando o bombeamento do sangue venoso”, salienta.

Para esclarecer os paradigmas que rodeiam as varizes, saiba o que realmente é mito e verdade:

As varizes só manifestam em pessoas mais velhas?

MITO: As varizes podem surgir durante a adolescência, aproximadamente por volta dos 15 anos em mulheres já predispostas. Entretanto, algumas pessoas ainda acham que este problema é consequência da velhice.

Calças apertadas podem auxiliar no surgimento das varizes?

VERDADE: As calças justas comprimem em excesso a região das coxas, o que ocasiona problemas na circulação sanguínea. Uma saída para não comprometer as pernas é utilizar meia de compressão abaixo da peça de roupa.

O uso contínuo do salto alto facilita o aparecimento de varizes?

VERDADE: Quando a mulher caminha com salto alto acaba forçando apenas a coxa sendo que o principal recurso de circulação do sangue está na panturrilha, considerada o coração central, e responde por 80% de todo o retorno venoso.

Todas as varizes causam dores?

MITO: Inicialmente as varizes não ocasionam dores, mas quando passam a dor é sinal de que está havendo um processo inflamatório na região. Neste caso é necessário procurar o médico.

Realizar viagens longas provoca varizes?

VERDADE: Ficar sem se movimentar mais de seis horas prejudica a circulação das pernas. Além disso, manter-se sentada por longo período pode contribuir para o surgimento de varizes. É recomendável que se movimente de hora em hora.

Varizes já foi um dos temas mais votados na enquete do Imirante.com. Na ocasião, o angiologista Kelston Felice foi entrevistado e respondeu ás dúvidas dos internautas. Clique aqui para assistir a entrevista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.