Apresentação

Cantor Phill Veras lança o disco "Gaveta" nesta sexta, às 21h, no TAA

Show do músico maranhense será gravado e originará DVD.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

SÃO LUÍS - O cantor e compositor maranhense Phill Veras vai lançar em São Luís seu primeiro disco, "Gaveta". O registro sai pelo selo Oi Música e chega ao mercado com 13 faixas inéditas de autoria do artista, que fará show nesta sexta-feira, às 21h, no Teatro Arthur Azevedo (TAA), quando, também, será gravado seu primeiro DVD. A noite terá a participação de Jessica Góis, da banda Pedeginja.

Aos 22 anos, Phill Veras traz neste disco composições escritas em épocas distintas. "Boa parte delas foram concebidas em tempos onde eu ainda apenas tinha o hábito de só compor e deixá-las guardadas em uma gaveta do meu quarto em São Luís, onde ainda imaginava, um dia, registrá-las em algum disco", relembra o artista. Mas não são apenas as músicas da "gaveta" que compõem o repertório do disco, há também composições feitas no decorrer do processo de gravação.

Ainda sobre as gravações, ele explica que boa parte delas tinham somente as estruturas básicas (melodias, harmonias, letras) e que depois foram ganhando a roupagem atual. "Isto se deu a partir dos ensaios com a minha banda para o lançamento do EP Valsa e Vapor (2012), as quais algumas foram apresentadas durante a temporada de shows de 2013", explica Veras.

Disco

Gaveta começou a ser gravado no início de 2013, no estúdio Andar de Cima, do guitarrista da banda do artista e produtor musical Memel Nogueira. "Diferente do EP, optamos por experimentar um clima mais livre do que o tradicional, gravando boa parte das baterias do disco na casa do meu baterista André Grolli", conta o cantor.

As músicas do álbum são de autoria de Phill Veras, sendo que das 13 duas foram compostas em parceria. A primeira é "Cambota", feita com o amigo e ex-companheiro de banda Marcos Lamy (eles eram da Nova Bossa) e a outra é "Basta a coragem", escrita com a curitibana, que mora em Los Angeles, Samira Winter. "Trata-se de uma parceria a distância que tenho desde os tempos da Nova Bossa. Inclusive nos conhecemos porque ela era fã da banda", ressalta.

As parcerias não se restringem às composições, elas se estendem a todo o álbum, que conta com participações da cantora Ana Larousse (na faixa "Faz"), da baixista Peter Mesquita (nas faixas "Velho John" e "A estrada"), dos músicos Carlos Alberto Silva Junior e Adnon Soares, da banda Soulvenir (na faixa Bella).

Apesar de muito jovem, Phill Veras vem construindo uma carreira na nova cena da música brasileira. Seu primeiro registro fonográfico foi o EP Valsa e Vapor, lançado em 2012 e colocado à disposição na internet. O álbum já alcançou mais de 25 mil downloads. E foi graças ao EP que Phill Veras participou da última edição do Rock in Rio, quando se apresentou no palco Sunset pelo qual passou artistas como Ben Harper e Mallu Magalhães.

Com Gaveta a trajetória de sucesso deverá se repetir. "Devido ao concurso da Oi, que possibilitou minha participação na edição do Rock in Rio de 2013, o Gaveta está sendo distribuído, em formato digital, pelo selo Oi Música em canais do segmento, como Amazon, ITunes, etc. Por enquanto, o material físico contará com distribuição independente, ainda a ser definido".

Serviço

• O quê

Lançamento do CD Gaveta, de Phill Veras

• Quando

Hoje, às 21h

• Onde

Teatro Arthur Azevedo (Centro)

• Ingressos

R$ 30,00 (plateia e frisa); R$ 20,00 (camarote ,

galeria e balcão)

Veja o vídeo da música Papo Banal na edição on-line de O Estado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.