Carnaval 2014

Cacem: abertas inscrições para oficinas de arte

Inscrições gratuitas podem ser feitas das 14h às 18h, na sede do Cacem.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

Abertas, na secretaria do Centro de Artes Cênicas do Estado do Maranhão (Cacem), inscrições para duas oficinas de arte, em fevereiro: “Sensibilização Teatral” e “Confecção de Máscaras do Fofão Maranhense”. Acessíveis ao público e com carga horária de 20h/aula, as oficinas tem inscrições gratuitas e podem ser feitas no horário das 14h às 18h, na sede do Cacem - Rua de Santo Antônio, 161 - Centro.

A oficina de Sensibilização Teatral acontecerá de 9 a 14 de fevereiro, das 14h às 18h. É direcionada para adolescentes e adultos interessados na teoria e prática teatral, abordando os principais teóricos da encenação e jogos lúdicos. Será ministrada pelos atores e diretores teatrais Domingos Tourinho e Bruno Oliveira.

Já a oficina Confecção de Máscaras do Fofão Maranhense, de 16 a 21, das 14h às 18h, será ministrada pelo professor e artista plástico Rogério Berredo. Também é voltada para clientela de adolescentes e adultos interessados na confecção de máscaras do fofão inspiradas na festa "Loucos da Idade Média".

“Aproveitamos o período do Carnaval para oferecer a oficina de confecção de máscaras, unindo a criatividade do teatro ao fazer artesanal das máscaras e aproveitamos, ainda, o período de férias do curso de formação de ator do Cacem para oferecer o curso de sensibilização teatral, para não ficar muito tempo sem atividades, destaca Domingos Tourinho, diretor do cacem.

As atividades letivas da Escola de Teatro voltam no mês de março, logo após o carnaval com o curso de Formação de Atores que funciona diariamente, de segunda à sexta-feira, no horário das 18h30 às 22h. O curso preocupa-se desde sua origem, com a profissionalização do ator e com a formação de plateia para os espetáculos maranhenses. Possui uma carga horária de 1.430 horas, compreendendo 5 semestres letivos, e conta com uma estrutura curricular de 21 disciplinas, além de um estágio supervisionado, que visa à montagem de um espetáculo teatral.

Pessoas interessadas em ingressar no curso devem procurar a secretaria da instituição, munidos de Carteira de Identidade e CPF, ter no mínimo 17 anos e ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio. Os inscritos serão submetidos a uma seleção que acontecerá em dois dias de teste, por meio de entrevista, teste de leitura, redação, e exercício de improvisação teatral. Informações na sede do Cacem, no endereço acima ou pelo telefone 3218-9948, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.