Aniversário

'Showrinho' para festejar os 40 anos da Escola de Música do Maranhão

Programação tem início nesta sexta, com apresentação do Instrumental Pixinguinha.

Pedro Sobrinho / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

A Escola de Música do Estado do Maranhão "Lilah Lisboa de Araújo" (Emem) comemora, em 2014, 40 anos de dedicação ao ensino da música. Criada em 1974, a Emem hoje é uma referência no ensino da música no Estado, com reconhecimento nas universidades que mantém cursos superiores de música.

Para comemorar as quatro décadas serão realizadas durante todo o ano, programações musicais com apresentações de recitais, concertos, workshops, shows e exposições. E essa programação começa com o Showrinho, na sexta-feira (24), às 17h, no Canto da Cultura, em frente ao prédio sede da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), na Praia Grande, com apresentação do grupo de choro Instrumental Pixinguinha e participação de cantores maranhenses convidados, alunos e professores da Emem.

Aberto ao público, o Showrinho terá duração de 90 minutos com apresentação de um repertório do mais genuíno gênero da música brasileira, de forma descontraída e solta. Os cantores e músicos que desejarem participar terão entrada livre para apresentar sua arte.

- É uma forma livre e descontraída que encontramos para mostrar nossa arte e deixar o público e o artista à vontade para ouvir e fazer música de qualidade, para começarmos a comemorar esses 40 anos de música e de ensino de música. Temos muita história para contar e muita música para mostrar. Será uma programação extensa e que levaremos ao público durante todo o ano - informa Raimundo Luiz, diretor da Emem.

Ao longo das quatro décadas a mais conceituada instituição de ensino de música do estado formou muita gente. Muitos são os artistas que hoje estão no mercado musical, fazendo shows, discos, produzindo e até ensinando música. Nomes como Chico Maranhão, Arlindo Carvalho, Zezé Alves, Sérgio Habibe, Wellington Reis, César Nascimento, Rita Ribeiro, Fátima Passarinho, Célia Leita, Simão Amaral, Raimundo Luiz, Rose Mary Fontoura, César Teixeira e tantos outros que passaram pela Emem por algum momento.

A formação ao final de cada curso é a nível médio, dando base para o aluno entrar em um curso superior de música se assim desejar, senão seguir uma carreira artística. No próximo dia 30, às 19h, no Teatro João do Vale, acontecerá mais um Recital de Formatura de alunos da Emem.

HISTÓRIA

Única instituição de ensino público de música do Maranhão, a Emem, foi inaugurada em 13 de Maio de 1974. Órgão da Secretaria de Estado da Cultura, sediada num sobrado colonial do século XVIII na Rua do Giz, nº1, com entrada também pela Rua da Estrela, 363-Praia Grande, Centro Histórico de São Luís, desde abril de 2001.

Quando da sua inauguração foi instalada em um imóvel da Avenida Getúlio Vargas, no Monte Castelo, até ser transferida para um casarão da Rua da Saavedra, no centro e alguns anos depois para o Solar da Baronesa de São Bento, na Rua de Santo Antônio, no Centro.

Atualmente a Emem oferece cursos teóricos e instrumental de cavaquinho, violão, violino, viola, violoncelo, guitarra, baixo e contrabaixo acústico, bandolim, piano, saxofone, clarineta, flauta doce e transversa, trompete, trombone, pistom, bateria, percussão e canto, todos com formação clássica e popular.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.