Cinema

Maranhão na Tela será realizada entre os dias 23 e 31 de janeiro, em São Luís

Cineasta Ruy Guerra é um dos convidados da 6ª edição do evento.

Pedro Sobrinho / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

A 6ª edição do Maranhão na Tela será realizada de 23 a 31 de janeiro, no Centro de Criatividade Odylo Costa, Filho; no Centro Histórico de São Luís. Com patrocínio da Oi, por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura, a edição deste ano inaugura o calendário cultural de São Luís em 2014. As inscrições para os cursos oferecidos, gratuitamente, tiveram início, no último domingo (13), no site www.maranhaonatela.com.br

A Maratona de Capacitação tem mil vagas disponíveis em onze cursos: Direção, Desenvolvimento de Projetos, Direção de Arte, Figurino, Dramaturgia, Direção de Atores, Produção, Trilha para Cinema e Desenvolvimento de Personagem. E o bolo tem duas cerejas: A Master Class com o cineasta Ruy Guerra, um dos grandes nomes do Cinema Novo e diretor de clássicos nacionais como Os Cafajestes e Os fuzis; e o Curso Por Trás da Cena, com o reconhecido ator João Miguel, do premiado Cinema, Aspirinas e Urubus.

Na programação do festival, fartura de escolha. Além dos cursos, 36 filmes serão exibidos em seis dias, para um público médio de 120 espectadores por sessão. A expectativa é que o festival reúna cerca de mil aficcionados por cinema a cada dia, entre o público dos filmes e dos cursos. A programação completa pode ser conferida no novo site, que também será lançado no próximo domingo, e que traz também a marca reformulada.

Números

Desde 2007, o projeto já capacitou mais de duas mil pessoas em diversas áreas do conhecimento cinematográfico.

- O Maranhão na Tela não se restringe a ser um festival de cinema. Nosso objetivo é alargar as possibilidades de quem gosta da telona e sonhar em produzir filmes - afirma Mavi Simão, realizadora do projeto.

Desde 2007 mais de duas mil pessoas já foram capacitadas. Foram exibidos mais de 300 filmes nas mostras do festival, seguidos por dezenas de debates, e produzidos 20 minidocumentários, 50 animações de bolso, três vídeos de um minuto e três curtas-metragens. Os resultados são fruto de um esforço voltado para transformar o Maranhão em pólo de produção cinematográfica regional, por meio da democratização do acesso à capacitação, produção e difusão de filmes. Toda a programação é gratuita.

INFORMAÇÕES CURSOS

1- MASTER CLASS DE DIREÇÃO – Com Ruy Guerra

Neste encontro com um dos grandes nomes do cinema brasileiro, serão abordadas questões sobre cinema e outras artes, a partir de tópicos como a composição plástica e suas potencialidades; a perspectiva como forma simbólica e sua técnica aplicada, as linhas estilísticas e as grandes correntes da dramaturgia e consequências opcionais.

Ruy Guerra é cineasta, poeta, dramaturgo e professor. Estudou no Institut des hautes études cinématographiques (IDHEC) de Paris a partir de 1952. Até 1958, atuou como assistente de direção,
antes de se instalar no Brasil, onde dirigiu seu primeiro filme, Os Cafajestes (1962). Ingressando nas fileiras do Cinema Novo, em 1964 realizou o antológico filme, Os Fuzis, ao qual se seguiram obras notáveis como Tendres chasseurs (1969) e Os Deuses e os Mortos (1970). A situação política brasileira durante a ditadura militar impôs-lhe uma pausa que terminaria em 1976 com A Queda. Além do cinema, Ruy Guerra, dirige e escreve peças teatrais e colabora como letrista junto a grandes nomes da MPB e, entre 94 e 98 assinou uma crônica semanal no jornal O Estado de São Paulo.

2- DIREÇÃO DE ARTE – Com Fabiana Egrejas

O curso pretende oferecer a experiência da leitura e decupagem de um roteiro, sob o ponto de vista do departamento de arte. Através desta leitura os alunos poderão compreender as fases do processo de direção de arte de um filme. A dinâmica de execução de cenários e montagem de sets e as soluções de pós produção. Depois da leitura, o filme pronto apresentará na prática tudo o que foi apontado no texto, conferindo o trabalho na teoria e seu resultado.

Fabiana Egrejas é diretora de arte e roteirista. Com formação em design gráfico, divide seu tempo entre o audiovisual e as ilustrações. No cinema, assina os filmes: Meu Passado Me Condena; De Pernas Pro Ar 2; Dia Dos Namorados; Desenrola e Totalmente Inocentes. Além de direção de arte, faz animações, entre elas a abertura dos filmes: Como Ser Solteiro e Mais uma Vez Amor. Na TV também fez a direção de arte de vários programas para o Multishow, GNT e Canal Futura. Atualmente está em pré-produção da série Assunto de Família, dirigida por Sérgio Rezende para o GNT.

Dias 25 e 26.01 das 10h às 18h

3- DIREÇÃO DE ATOR – Com Marcelo Augusto

Neste curso serão abordadas as estratégias de interpretação do ator no cinema, apontando caminhos mais ricos e seguros para criação da personagem, através da análise da dramaturgia e da imagem a partir dos atores. Também serão apresentadas ferramentas conceituais do método de Constantin Stanislavsk e a relação do diretor com o ensaio a partir da dramaturgia, da produção, das necessidades criativas do elenco e da linguagem audiovisual. Questões relativas a organização e estruturação de testes de elenco para cinema também serão apresentadas.

De 27 a 31.01 das 14h30 as 17h30

4- FIGURINO -– Com Marcelo Augusto

Serão tratadas no curso questões relativas ao trabalho da equipe de figurino ao lado da criação visual do diretor e da composição da personagem. O curso também abordará o diálogo do figurino dentro da direção de arte e da continuidade no cinema. A conceituação de figurino a partir da dramaturgia da personagem, a elaboração de desenho e as tarefas das equipes de figurino, contando ainda com a elaboração de projetos de figurino.

Dias 27 e 28.01 das 10h às 13h

5- DRAMATURGIA -– Com Marcelo Augusto

O curso de dramaturgia apresentará aspectos teóricos e práticos da construção de roteiros cinematográficos e do processo de criação de encenação fílmica. A construção da narração por imagens e encenação e as diferentes formas de abordagem da composição narrativa audiovisual e o desenvolvimento de estratégias de criação em roteiro e encenação.

De 27 a 31.01 das 18h30 as 21h30

Marcelo Augusto é Cineasta, Artista Plástico, Pesquisador e Professor. Doutor em Semiologia em Ciência da Literatura pela UFRJ, Mestre em Teoria da Arte e Bacharel em Cinema pela UFF. Autor de ensaios e artigos, diretor de Teatro, Ópera e TV e membro pesquisador de Estéticas de Fim-de-Século, CNPQ.

Dirigiu vários espetáculos teatrais como Orfeu e Fábula em Música, de Claudio Monteverdi. Dirigiu o curta-metragem Morte por Água, 1993, premiado em montagem no Festival de Brasília, 1993, e menção honrosa em Fotografia na Jornada de Cinema na Bahia. Diretor assistente de Zelito Viana em Rio Tecnologia, TVE, 2005/2006. Diretor do programa Curta Estacio 2005/2006.

6- DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS – Com Leonardo Menezes

Neste curso será analisado todo o processo de criação de projetos audiovisuais, desde a idéia inicial até sua finalização e comercialização. O que é essencial durante a concepção de um programa de TV ou filme? Como documentar insights e um panorama detalhado dos diferentes elementos artísticos e técnicos envolvidos nas diversas etapas de construção do projeto, evidenciando novos modelos de

Leonardo Menezes é roteirista, doutorando em Comunicação e Estudos de Mídia pela UFF e sócio da Guaraná Conteúdo, produtora de conteúdo especializada em roteiros e projetos para TV, museus e web. É coordenador de Conteúdo para o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Foi premiado com o Promax 2009 (EUA) e com o Caracol de Plata 2009 (México) pela criação da campanha Nós Podemos para a ONU, além de ter recebido dois Prix Jeunesse Iberoamericano 2005. No Futura, atuou por seis anos na criação de programas/projetos no Núcleo de Conteúdo e por dois anos coordenou o Núcleo Internacional. Sua pesquisa acadêmica é centrada em narrativas transmidiáticas, mídia participativa, edutainment, memória e patrimônio cultural.

Dias 25 e 26.01 das 10h às 18h

7- DESENVOLVIMENTO DA PERSONAGEM – Com Zen Salles

Neste curso de roteiro com foco no desenvolvimento da personagem, essa importante construção será amplamente analisada. De Aristóteles até os nossos dias: a arte de contar uma boa história. As diferenças entre a personagem teatral e a personagem cinematográfica. Entre outros aspectos como personagem e desejo; protagonismo, antagonismo e conflito; protagonista e objetivo; os doze passos para A Jornada do Herói. Além de alguns exemplos no cinema e nas séries televisiva. Zen Salles é jornalista e dramaturgo. Foi aluno do Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council. Com “Pororoca”, recebeu indicação na categoria de Melhor Dramaturgo de 2010 pela Cooperativa Paulista de Teatro. Também é autor das peças “Agridoce", "Jet Lag”, “On $ALE” e “Bílis. Escreveu “1, 26”, peça protagonizada pela atriz Bárbara Bruno e “Siameses”, que fez parte do projeto Letras em Cena, realizado no Masp em 2010. Em 2013 escreve a peça “Genet, o Poeta Ladrão”, com direção de Sérgio Ferrara, em cartaz com grande sucesso no Sesc Consolação. Fez parte da equipe de roteiristas da primeira temporada versão brasileira da série “Sessão de Terapia”, no GNT com direção do Selton Mello.

De 29 a 31.01 das 10h00 as 14h00

8- DIREÇÃO – Com Rosane Svartman

O curso pretende fazer uma introdução à linguagem cinematográfica em suas principais características.

Aspectos práticos da técnica, tais como câmera objetiva, subjetiva e movimentos de câmera também serão apresentados. O curso ainda contará com o desenvolvimento e discussão de um projeto prático Rosane Svartam é roteirista e diretora. Graduada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Dirigiu e roteirizou os filmes “Como Ser Solteiro” e “Desenrola” e dirigiu “Mais Uma Vez Amor” e “Tainá 3”. Dirigiu e escreveu diversos curta metragens em 35mm tais como “Anjos Urbanos”, “O Cabeça de Copacabana”, entre outros. Escreveu as peças “Anjos Urbanos”, “O pacto das 3 Senhoras” e “Mais uma vez amor”, todas encenadas, além de dirigir a adaptação de “Eu te amo”, de Arnaldo Jabor para o teatro. Fundou em 1996 e é professora/conselheira do Núcleo de Cinema do Grupo Nós do Morro, na comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro. Escreveu para a TV Globo a temporada de Malhação 2012/13 e está em fase de desenvolvimento do longa-metragem “Pluft, o fantasminha”, baseado na peça homônima.

Dias 25 e 26.01 das 18h30 às 21h30

9- TRILHA PARA CINEMA – Com Fernando Moura

Voltado para músicos, neste curso serão vistas questões relativas a importância da trilha sonora e de seus recursos no contexto de um filme, programa de TV ou multimídia. As atribuições da trilha sonora para uma peça visual e suas possibilidades no mercado de trabalho profissional.

FERNANDO MOURA é musico, arranjador e produtor. Começou a aprender piano no Conservatório Brasileiro de Música, com 4 anos de idade. Estudou improvisação de jazz com a pianista americana Joanne Brackeen em Nova York durante os anos 80 e voltou ao Brasil para tocar, gravar e produzir para muitos cantores e compositores brasileiros como Marisa Monte, Elba Ramalho, Moraes Moreira e também estrangeiros que visitaram o Brasil como Steve Hackett, Georges Moustaki, George Martin e Chuck Berry. Trabalha com criação musical para longas e curtas metragens, programas de TV, vinhetas e comerciais, vídeos institucionais e documentários distribuídos por todo o mundo, incluindo EUA, Europa e Japão. Atua no Japão desde 1998, principalmente com o cantor japonês Kazufumi Miyazawa, mas também com muitos outros artistas locais em J pop, trilhas sonoras, latin jazz e até mesmo artistas de vanguarda.

De 29 a 31.01 das 14h às 17h30

10- CURSO POR TRÁS DA CENA – Com João Miguel e Cristina Moura

Por trás da cena é um curso voltado para atores e não atores e que propõe uma discussão prática sobre os diversos aspectos que regem o processo criativo. Nele serão trabalhadas algumas questões sobre a presença, os impulsos e o trabalho físico do ator, baseado em treinamentos, caminhos de memória, princípios do trabalho de healing (criado por Isis Pristed) e a junção de todos esses princípios, ligados também a experiência de João Miguel nas linguagens do teatro (como base) e do cinema.

JOÃO MIGUEL tem 34 anos de carreira e é tido hoje como um dos atores mais interessantes do país. Faz teatro desde os 9 anos e, ainda durante sua formação, deu aula para atores e crianças, em circos, escolas e espaços alternativos. Fez o Palhaço Magal por 10 anos e com "Bispo", espetáculo teatral 100% autoral, baseado em Artur Bispo do Rosário, abriu portas para "Cinema, Aspirinas e Urubus" (filme de Marcelo Gomes), dando início a sua trajetória cinematográfica. Com 22 filmes no currículo, realiza um trabalho que nasceu de uma base autoral, mas que também dialoga com o cinema comercial e a TV

Dias 25 e 26, das 14h às 18h

Teatro Alcione Nazareth

11- PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA – Com Cassia Melo Pflueger

O curso visa estimular à habilidade do produtor utilizando a técnica da produção 360 graus, com objetivo de obter a excelência na produção de um filme de ficção. A partir dos sentidos humanos serão tratados temas como o estimulo ao olhar, o diagnostico das necessidades a partir do roteiro, a estrutura da equipe, suas características, atributos e responsabilidades. Durante o cursos também será realizado um exercício pratico a partir dos filmes maranhenses Pelo Ouvido e Acalanto.

Cassia Melo Pflueger

Produtora executiva de cinema, trabalhou durante 6 anos na 02 filmes, em São Paulo, na produção de filmes publicitários e ficções de longa e curta metragem. Foi coordenadora de produção da Mutante Filmes por 3 anos. No Maranhão, foi produtora do filme Pelo Ouvido, de Joaquim Haickel, além de produtora executiva e diretora de produção do curta metragem Acalanto de Arturo Saboia. Fundou a empresa Oito Produções Esporte & Cultura e hoje trabalha com enquadramento e gestão de projetos para leis de incentivo.

Dias 27, 29 e 31.01 às 10h

Cine Praia Grande

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.