Música

CD e DVD do Festival Viva 400 serão lançados na terça-feira

O trabalho com 15 faixas tem a produção assinada por Zé Américo Bastos

Pedro Sobrinho / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

O "CD E DVD do Festival Viva 400" serão lançados nesta terça-feira, dia 10/12, às 19h30, no Teatro Alcione Nazareth, na Praia Grande. O evento é fechado apenas para imprensa e convidados. Com o objetivo de revelar novos talentos, valorizar músicos, compositores, arranjadores e intérpretes, o festival foi promovido pelo São Luís Convention Bureau, com o patrocínio da Vale e o apoio do Banco da Amazônia.

O trabalho tem 15 faixas, em que constam as 10 músicas finalistas. Todas as canções foram gravadas ao vivo durante a final do festival, realizada em dezembro do ano passado, no Ceprama, na Madre Deus.

A direção da produção leva a assinatura do maestro Zé Américo Bastos, maranhense, radicado no Rio de Janeiro, premiado com o Grammy Latino, em 2012. O CD, mixado e masterizado pela Zap Records, na capital carioca. As músicas inéditas receberam arranjos de Jayr Torres, Marcos Lussaray, Edinho Bastos, Henrique Duailibe e Luiz Júnior. A direção musical é do instrumentista Chiquinho França.

Entre as canções, destacam-se as grandes vencedoras do Festival: Rosa dos Ventos, de Bruno Batista, na voz de Cláudio Lima, que também levou o prêmio de melhor intérprete; Os Milagres, de Erasmo Dibel; Fornalha, de Clauber Martins e Raízes, de Roberto Rafa, escolhida melhor canção pelo júri.

O DVD tem a direção de San Deivid e foi gravado ao vivo em HD (alta definição), com qualidade técnica que se equipara às mais altas produções nacionais. Um estojo único abriga o CD e o DVD, contendo, no encarte, as letras das canções, os créditos da equipe técnica e uma série de fotos dos finalistas.

Diversidade & Efervescência

De acordo com o coordenador do Festival Viva 400, a ideia desse projeto é divulgar a música produzida no Maranhão dentro e fora do Estado.

- O projeto é audacioso, genuínamente maranhense e feito por profissionais compententes daqui. Enfim, é um trabalho de qualidade em que a nossa pretensão é fazer com que a nossa música seja conhecida, avaliada e legitimada dentro e fora do Estado. Temos a necessidade com esse projeto fazer com que as pessoas conheçam o nível da nossa produção musical - assegurou.

Indagado sobre se o resultado do trabalho foi convincente tendo em vista de alguns questionamentos de que a fórmula do festival é envelhecida e não de renovação, Nan Souza foi categórico em afirmar que o festival cumpriu o seu papel valorizando a safra antiga e nova da música local.

- Há um equívoco nesse conceito entre o velho e novo. O que prevaleceu no contexto do festival é a produção do artista não está ligada a cronologia. E a constatação está no CD e DVD, que contempla uma grande variedade de ritmos e estilos, que vão do bumba-meu-boi ao rock, passeando música clássica. O nosso objetivo foi mostrar o retrato da música produzida no Maranhão. Isto foi feito por quem deu a sua contribuição ao festival, independente de geração - enfatizou.

- Além do CD e DVD do Festival Viva 400, esses dois projetos estão em fase de produção e serão lançados em breve - adiantou.

Para Zé Américo, o trabalho apresenta um bom panorama da música que hoje é produzida no Maranhão, com sua toda sua riqueza e diversidade. Já o instrumentista João Pedro Borges, que presidiu o júri do Festival, o CD e DVD do Festival Viva 400 revelam a “efervescência criativa de compositores consolidados e jovens promissores que asseguram longevidade à tradição da boa música da nossa terra”.

A tiragem de 3 mil cópias será destinada a rádios, televisões e demais veículos de comunicação, além de instituições culturais, universidades, escolas de música, produtores culturais e demais profissionais que atuam no mercado musical no Maranhão e nos demais estados. Um percentual será destinado aos patrocinadores, apoiadores e também aos compositores, músicos e intérpretes que participaram das gravações.

O CD e o DVD não serão vendidos, mas as músicas estarão disponíveis para download gratuito no site do Festival: www.projetosviva.com. Também no site, o público poderá assistir às gravações em vídeo.

Outros projetos

Nan aproveitou para falar dos projetos a Grande Música do Maranhão, que prevê o resgate histórico do cenário musical do Estado.

O projeto pretende reunir em CD 400 músicas antológicas sobre o Maranhão, independentemente do gênero em que ela foi composta, além do projeto que recuperou e transcreveu as partituras mais importantes de compositores do período imperial do Maranhão, como os irmãos Leocádio, Alexandre e Antônio Rayol, que, juntos com o padre João Mohana, são os grandes homenageados do projeto.

Primeira Edição

Na década de 80, quando aconteceu a primeira edição do Festival Viva, foi produzido um LP, cuja execução nas rádios revelou e consagrou junto ao público nomes como César Teixeira, Gabriel Melônio, Inácio Pinheiro, Roberto Brandão, Rosa Reis, Fátima Passarinho, Sérgio Habibe, César Nascimento, entre outros. “

Faixas do CD/DVD:

1. Rosa dos ventos (Bruno Batista) - CLAUDIO LIMA (Primeiro Lugar no Festival)

2.Os milagres – ERASMO DIBEL (SEGUNDO LUGAR)

3.Fornalha - CLAUBER MARTINS (TERCEIRO LUGAR)

4.Raízes – ROBERTO RAFA (A MAIS VOTADA PELO JURI POPULAR)

5.Bendita Serpente (Gustavo Santos Correia) – LIVIA CORREIA

6.Me Guarde (Alex Brasil, Gerude e Nosly Jr)– ANGELA GULLAR

7. Os olhos do meu amor (Alberto Trabulsi)

8.Berimbolado (Chico Nô) – CHICO NÔ

9. A Canção e o Poeta (Ubiratan Sousa e Giordano Mochel) – UBIRATAN SOUSA E VANESSA FURTADO

10. Anjo Louco (Zeca Tocantins) – NENEM BRAGANÇA

11.JANGADEIRO (Tony Soubler) – TONY SOUBLER

12.VIDA REAL (Cyro Lupion) – CYRO LUPION

13.A LINHA E O CEROL (Luis Carlos Dias)– LUIS CARLOS DIAS

14.TRIBUTO AO MEU TORRAO: O BOI TEIMOSO (Sérgio Brenha) - SERGIO BRENHA

15. Tema Viva (Zé Américo Bastos) – BANDA VIVA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.