Exposição

FMRB abrigará exposição Símbolos da República

Mostra fica em cartaz de até 29 de novembro, no Convento das Mercês.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

A Fundação da Memória Republicana Brasileira fará um mergulho nas histórias que envolvem os símbolos nacionais durante a exposição “Símbolos da República”, que ficará em cartaz de até 29 de novembro, na sede da instituição, no Convento das Mercês (Desterro). A mostra faz alusão à data em que se celebra a Proclamação da República do Brasil, e enaltecerá os quatro símbolos maiores do país: a Bandeira Nacional, o Hino Oficial do Brasil, o Brasão d'armas e o Selo Nacional.

A exposição tem como proposta despertar o sentimento de cidadania do público visitante aliado à missão da FMRB, que é promover, preservar e difundir o patrimônio histórico e cultural, material e imaterial, do povo brasileiro, especialmente entre o público infanto-juvenil. Além disso, pretende despertar o interesse da comunidade em conhecer a história desses ícones, difundi-los e fazer com que sejam valorizados na sociedade.

A exposição Símbolos da República apresentará as primeiras bandeiras do país, desde seu período colonial, passando pela regência e pelo império, com destaque para a histórica bandeira da Cruz da Ordem Militar de Cristo. O registro dessa bandeira é de 1500 e chegou às terras brasileiras nas naus dos colonizadores portugueses.

Bandeiras de municípios maranhenses e de outras unidades da federação também fazem parte da exposição. Em seguida são apresentados os outros símbolos nacionais e algumas peças do acervo da FRMB que remontam a eles, como Coletânea de Decretos e Leis da época da Proclamação da República, documentos oficiais em que são usados o Brasão d'Armas e do Selo Nacional e fac-símile do Hino Nacional.

Haverá também exposição de elementos que remontam à Proclamação da República, como moedas, distintivos, documentos, coleção de selos de cartas comemorativos e uma galeria dos ex-presidentes do país.

Oficinas

Para o público estudantil, de 9 a 12 anos, também foi preparada uma programação especial. Nos dias 14 e 19 de novembro serão realizadas oficinas gratuitas de confecção de bandeiras. Os participantes confeccionarão bandeiras relacionadas a um local de seu cotidiano (bairro, escola, clube, rua, etc), explorando a iconografia deste lugar, utilizando técnicas de colagem e/ou pintura.

Mais

Com o advento da República, proclamada em 15 de novembro de 1889, pelo marechal Deodoro da Fonseca, foram instituídos, logo nos primeiros dias da República, no dia 19 de novembro, a Bandeira Nacional e o Brasão das Armas Nacionais. Logo depois, foi criado o Selo Nacional para autenticar os documentos oficiais e os atos do governo.

Por fim, Joaquim Osório Duque de Estrada e Francisco Manuel da Silva compuseram o Hino Nacional, sendo um responsável pela letra e o outro pela música, respectivamente. Por meio da Lei nº 5.700 de 1º de setembro de 1971, a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional tornaram-se símbolos nacionais da República Brasileira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.