Capacitação

Jornada de Gastronomia apresenta segmentos na área de atuação

O evento foi realizada nos dias 30 e 31 de outubro.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

A I Jornada do Curso de Gastronomia da Universidade Ceuma, que teve como tema “Gastronomia não é só cozinha”, foi realizada nos dias 30 e 31 de outubro, no Auditório do Júri Simulado, Campus Renascença. A abertura contou com a presença do Chef José de Arimatéia Júnior, do Restaurante Escola do Senac/MA, ministrando a conferência “Gastronomia Maranhense: desafios e tendências”.

O coordenador do curso de Gastronomia da Universidade Ceuma, personal chef, Wadih Aboud, afirmou que a exigências do setor de Alimentos e Bebidas atualmente são tantas que um profissional de Gastronomia tem de dominar todos os segmentos da sua área de atuação. “A Gastronomia é uma linguagem que usamos para explicar nossa terra, cultura, memória, vivências, viagens. E ficamos gratos quando o cliente vem disposto a entender essas mensagens”, destacou.

A programação teve mesa-redonda, palestra, oficina e exposição de trabalhos Dentre elas, foi ministrada uma oficina sobre a utilização de arranjos florais em eventos e montagem de mesas, tendo como palestrante Edirson Veloso, profissional conceituado, que há 45 anos trabalha com decoração, além de ser aluno do curso. Também foram preparadas miniporções de um antigo prato maranhense, o Foé, receita preparada pela professora Patrícia Golino com aos alunos do 1º ano de Gastronomia. para serem degustadas.

Para o encerramento, uma 'Oficina de Decoração de Bolo' foi oferecida para os participantes, ministrada pela aluna egressa, Mônica Mendes. Esta trouxe sua empresa Eventos Chefs, especializada em decoração de festas, confeitaria e doces finos, buffet gourmet, personal chef, Kit festas, lembranças, capacitação, eventos sociais e corporativos.

O evento também contou com as presenças do Reitor Marcos Barros, da pianista e autora do livro “Do Piano ao Fogão”, Zezé Cassas e a pesquisadora que desenvolve importante trabalho na área de Culinária, Azulejos e Folclore do Maranhão, Zelinda Lima, escritora de obras como “Pecados da Gula”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.