Teatro

Laborarte recebe o espetáculo "Negro Cosme em Movimento"

A peça aborda as relações complexas da Revolta da Balaiada (1838-1941).

Pedro Sobrinho / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

O Laborarte recebe nesta quinta-feira, 31, o espetáculo “Negro Cosme em Movimento”, às 19h30. O evento integra a programação do projeto Casarão das Artes, que abriga espetáculo, oficinas, exibição de filmes, entre outras atividades e vem sendo realizado desde o mês de setembro.

O espetáculo faz parte da trilogia Caras Pretas em andamento de montagem. O texto aborda as relações complexas da Revolta da Balaiada (1838-1941), que aconteceu no Período Imperial Brasileiro, pouco conhecida pelos maranhenses e brasileiros em geral.

- Esse desconhecimento de nossa história é reflexo da política oficial implantada desde a nossa colonização, e que se alastra até os dias atuais. A historiografia oficial reduz a luta dos sertanejos, escravos aquilombados e outros maranhenses, à insurgentes, facínoras, analfabetos e outros derivativos preconceituosos - explica o dramaturgo Igor Nascimento, responsável pelo texto do espetáculo.

A pesquisa versa sobre as questões afrodescendentes, com foco nas Estações da Balaiada, tema recorrente na vertente central do grupo a dez anos. A proposta da encenação é penetrar nas camadas obscuras da história e levantar hipóteses sobre a veracidade da historiografia oficial que não dá conta do fato como todo, e muitas vezes deixam em aberto ou esconde outras possibilidades de interpretar a nossa história (do Maranhão e do Brasil).

O texto instaura uma discussão sobre a dialética das ações do homem enquanto ente político e social, apontando as contradições que são inerentes à luta não apenas pelo poder, mas por justiça social e igualdade de direitos de uma sociedade em transformação.

O espetáculo é encenado pelo grupo Cena Aberta que tem se dedicado ao aprofundamento desta temática desde 2005,com a encenação de Diálogos da Memória: Imperador Jones (2007). O grupo adotou a metodologia do processo criador “work in progress” (trabalho em processo), em que são apresentados experimentos sociológicos durante a feitura da escritura cênica. Já foram realizados experimentos, com oferta de oficina e inclusão dos participantes no espetáculo com: docentes do Ensino à Distância Licenciatura em Artes Visuais e Teatro (Pólos Imperatriz, Pinheiro e São Luís) com apresentação na 64ª. SBPC; Caxias (Memorial da Balaiada); discentes do Colégio Mario Martins Meireles - Pedrinhas, com apresentação no XII Encontro Humanístico; e outros eventos de São Luís, somente com o elenco do Cena Aberta.

Casarão das Artes

Com o objetivo de oferecer ao público espetáculos em diferentes períodos do ano, o ‘Casarão das Artes’ desenvolverá ações durante os próximos 10 meses. A programação cultural acontece todas as quintas, voltada para o público adulto, e aos sábados, direcionada para o público infantil.

Durante este período, o Laborarte abrigará uma programação permanente, com preços populares, nas linguagens de teatro, dança e circo, composta por apresentações, oficinas, troca de experiências, entre outros, que somadas às demais atividades do grupo proporcionarão uma programação regular e variada de arte para São Luís.

O projeto foi contemplado no Prêmio Pró-Cultura de Estimulo ao Circo, Dança e Teatro na Categoria B - Programação de Espaços Cênicos, da FUNARTE, e tem dois eixos centrais: a promoção do espaço alternativo do Laborarte e oportunizar o encontro da classe artística local.

Serviço:

Evento: Espetáculo teatral Negro Cosme em Movimento, com o Grupo Cena Aberta

Dia: 31 de outubro

Hora: 19h30

Local: Laborarte (Rua Jansen Muller, 42, Centro)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.