Literatura

Café Literário homenageia o músico João do Vale

Legado do artista será debatido pelos jornalistas Wilson Marques e Andréa Oliveira.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

João do Vale: o canto e o conto é o título do Café Literário que este mês reúne literatura e música para saudar os 80 anos de João do Vale. O evento, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande), terá como debatedores os jornalistas Andréa Oliveira e Wilson Marques, ambos com obras publicadas sobre o compositor. E para encerrar a homenagem, a música do maranhense será executada pelo grupo Asa do Vento.

Histórico debatedores

Wilson Marques nasceu em Caxias (MA). Formou-se em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), passando a atuar como repórter. Paralelamente, enveredou pela fotografia, desenvolvendo uma série de projetos autorais, com destaque para documentação em diversas comunidades quilombolas do seu estado.

Sendo a literatura uma paixão de infância, voltou-se para a produção de uma série de livros infantojuvenis, com textos inspirados na rica tradição oral da sua região. Entre os títulos estão Quem tem medo de Ana Jansen?, O tambor do Mestre Zizinho e A lenda do Rei Sebastião e o Touro Encantado em cordel, os dois últimos publicados pela Mercuryo Jovem. Atualmente trabalha como publicitário e dirige a Casa do Autor Maranhense, instituto voltado para a divulgação da arte produzida no estado.

Andréa Oliveira é autora de João do Vale – mais coragem do que homem (Edufma, 1998). “Tive a imensa alegria de poder ter o próprio João ao meu lado contando suas histórias e mostrando, orgulhoso, o chão de sua terra”, relembra Andréa Oliveira.

Ela acompanhou o artista em seu retorno a Pedreiras, para onde disse ter voltado para “descansar definitivamente”. A autora prepara para breve a segunda edição do livro e o lançamento de João, o menino cantador (a história do artista para crianças), com ilustrações de Fernando Mendonça.

A jornalista é especializada em jornalismo cultural (PUC/SP). Em São Luís, foi editora do caderno Alternativo, do jornal O Estado. Viveu em São Paulo durante nove anos, onde integrou o Núcleo de Comunicação do Itaú Cultural, foi redatora do Jornal da Tarde – Grupo Estado de S.Paulo e coordenadora editorial da Comunique Comunicação, que produz as revistas da Associação Brasileira do Câncer e do Hospital A.C.Camargo, além de prestar assessoria de imprensa para o Museu de Arte de São Paulo (Masp). Lançou Nome aos bois – tragédia e comédia no bumba-meu-boi do Maranhão (2003) e participou das coletâneas Maranhão Reportagem (Clara Editora, 2003) e As Melhores Crônicas do Claraonline (Clara Editora, 2005).

Música

Após as palestras, baiões, xotes e canções de um dos maiores compositores da Música Popular Brasileira encherá o espaço do Centro de Criatividade.

Quem comandará esta parte do evento será o grupo Na Asa do Vento, formado por Raimundinho do Acordeon, Tião (zabumba), Boiadeiro (triângulo) e Lazico (pandeiro), sob a direção musical do maestro Arlindo Pipiu, que acompanhou João do Vale em várias temporadas no Forró Forrado, Rio de Janeiro, e em gravações de discos.

Perfil

Arlindo Pipiu começou a carreira na década de 1960, com o grupo Nonato e seu Conjunto. No Rio, onde viveu durante 35 anos, tocou ao lado de grandes nomes da música brasileira, como o próprio João do Vale, Zé Ramalho, Amelinha, Elba Ramalho, Sivuca, Geraldo Azevedo e Alcione.

O Café Literário é um evento realizado pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho. A programação ocorre sempre na última terça-feira de cada mês.

Serviço

• O quê

Café/sarau Literário João do Vale: o canto e o conto

• Quando

Hoje, às 19h

• Onde

Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande – Centro)

• Entrada gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.