Diversão

Teatro e Música, no domingo, na Aldeia Sesc Guajajara

Programação tem início às17h, nos teatros Artur Azevedo, João do Vale e praça Nauro Machado.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

Teatro e música são os destaques deste domingo (27) na Aldeia Sesc Guajajara de Arte, evento que reúne diversas expressões artísticas e promove intercâmbio entre grupos locais e nacionais. A programação tem início às17h com espetáculos teatrais e de dança em cartaz nos teatros Arthur Azevedo (Centro), João do Vale e Alcione Nazaré (Praia Grande). Na Praça Nauro Machado (Praia Grande), a partir das 19h terá início a noite dedicada ao choro.

Estarão em exibição as peças Louça Cinderella, da Cia. Gente Falante (RS), no Teatro Arthur Azevedo, e Circo Pequenino, com a Cia. Pés de Fulô (MA), no João do Vale, ambos infantis. A dança tem lugar com o espetáculo Mulheres de Shakespeare, com o grupo Núcleo Atmosfera (MA), no Arthur Azevedo. No Alcione Nazaré, se apresenta o grupo Teatral Improviso com o espetáculo teatral Hamletrash. A Praça Nauro Machado será palco do Recital de Música Brasileira com João Pedro Borges e Célia Maria e os grupos Regional Tira-Teima e Instrumental Pixinguinha, que tocarão juntos.

A noite do choro começa às 19h, quando sobem ao palco o violonista João Pedro Borges e a cantora Célia Maria no show Recital de Música Brasileira. Os grupos Regional Tira-Teima e Instrumental Pixinguinha também têm presença confirmada e pela primeira vez dividirão o mesmo palco em um show conjunto.

O encontro entre João Pedro Borges e Célia Maria não é novo, já que este show já foi apresentado, há 10 anos, no Teatro Arthur Azevedo. Nesta versão, a apresentação foi dividida em duas partes. Na primeira, João Pedro Borges executa sozinho choros de autoria de Heitor Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, João Pernambuco e Garoto.

A seguir, acompanhada pelo violonista, Célia Maria cantará Azulão (Jayme Ovalle e Manuel Bandeira), Piano na Mangueira (Chico Buarque e Tom Jobim), Senhorinha (Guinga e Paulo César Pinheiro), O Velho Francisco (Chico Buarque) e Sinhá (Chico Buarque e João Bosco). Ela empresta ainda a voz para Porto Errante, tema inédito de João Pedro Borges.

Após o show da dupla, sobem ao palco os grupos de choro Regional Tira-Teima e Instrumental Pixinguinha. No repertório do show, um passeio por clássicos do gênero como Vibrações (Jacob do Bandolim), Brejeiro (Ernesto Nazareth), Pedacinhos do Céu (Waldir Azevedo), Delicado (Waldir Azevedo), Naquele Tempo (Pixinguinha) e Doce de Coco (Jacob do Bandolim).

Teatro

A criançada é o foco das duas primeiras sessões de hoje no Teatro Arthur Azevedo. E quem abre a programação é a Cia. Gente Falante, do Rio Grande do Sul, que apresenta em dois momentos, às 17h e às 17h30, o infantil Louça Cinderella.

Inspirada na obra dos Irmãos Grimm e Charles Perraut escrita no século XIX com o nome de Gata Borralheira, esta adaptação sintética da Cia. Gente Falante foi convertida em teatro narrativo com objetos que contam a história de Cinderella - uma xícara de louça comum, sem adornos ou valor histórico, porém com conteúdo especial.

A adaptação é uma espécie de “chá das cinco”, evento habitual e herança dos nobres do País de Gales. Trata-se de uma divertida e curta adaptação – são apenas 20 minutos –, que converge para a mesma obra duas linguagem das artes cênicas: o teatro narrativo e o teatro de objetos.

Às 18h, o palco do teatro João do Vale recebe os maranhenses da Cia. Pés de Fulô. Eles também encenarão um infantil intitulado Circo Pequenino. O espetáculo, cuja técnica é de teatro de bonecos, conta a história de uma menina que vai realizar o sonho de construir o seu próprio circo. Para criar os números, ela cata daqui e dali os objetos que se transformam em números circenses. São bonecos, malabares, bolas, pratos, bailarinas, animais. Mas ela percebe que falta o artista principal do circo, que é a palhaça. É aí que Fulustreca Esmeraldina Trufaldina dos Anzóis entra em cena e aí tudo pode acontecer.

Shakespeare

O trabalho do dramaturgo William Shakespeare é o ponto de partida para os espetáculos Mulheres de Shakespeare, que o Núcleo Atmosfera apresenta às 19h, no Teatro Arthur Azevedo e para a peça Hamletrash, do grupo Teatral Improviso em cartaz às 20h no Teatro Alcione Nazaré.

O primeiro reúne dança e teatro como base para o seu processo criativo. Para chegar ao resultado apresentado ao público, o grupo realizou pesquisas e submeteu experimentos cênicos entre os anos de 2006 e 2013 a alguns expectadores. Para compor a fase atual foram exploradas as experiências de vida das intérpretes-criadoras partindo de suas reflexões sobre o destino das protagonistas: Ofélia, Lady Macbeth e Desdêmona das tragédias Hamlet, Macbeth e Othello, de Shakespeare.

Já Hamletrash, de autoria de Cesar Almeida, é um espetáculo que une diversão, entretenimento e crítica em um texto dinâmico, divertido e atual, baseado na história de Hamlet, de Shakespeare. O processo teve início em umas das oficinas do Projeto Dramaturgia do Sesc em 2009, inicialmente com uma leitura dramática, posteriormente com a montagem do espetáculo em 2010, e remontagem em 2013, com uma nova proposta, com mais dinamicidade e apelo da comédia simples, com intervenções fáceis e linguagem mais contemporânea.

Serviço

• O quê

Aldeia Sesc Guajajara de Arte

• Onde

Teatros Arthur Azevedo Rua do Sol, Centro) , João do Vale e Alcione Nazaré e Praça Nauro Machado (Praia Grande)

• Quando

Hoje, a partir das 17h

Programação

Hoje

Teatro

17h - Espetáculo infantil Louça Cinderella, com a Cia. Gente Falante/RS - Teatro Arthur Azevedo

17h30 - Espetáculo infantil Louça Cinderella, com a Cia. Gente Falante/RS - Teatro Arthur Azevedo

18h - Espetáculo infantil Circo Pequenino, com a Cia. Pés de Fulô/MA – Teatro João do Vale

19h - Espetáculo de dança Mulheres de Shakespeare, com o NUA – Núcleo Atmosfera/MA - Teatro Arthur Azevedo

20h - Espetáculo teatral Hamletrash, com o Grupo Teatral

Improviso – Teatro Alcione Nazaré

Shows Praça Nauro Machado

19h - Recital de Música Brasileira com João Pedro Borges e Célia Maria/MA

20h - Regional Tira-Teima e Instrumental Pixinguinha/MA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.