Homenagem

Café Literário em celebração a João do Vale nesta terça

Divulgação/Secma

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

SÃO LUÍS - O Café Literário deste mês de outubro ganha ares de Sarau para celebrar os 80 anos do músico, cantor e compositor maranhense, que nasceu no dia 11 de outubro de 1933. "João do Vale: o canto e o conto" que reúne na terça-feira (29), às 19h, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, os jornalistas Andréa Oliveira e Wilson Marques, ambos com obras publicadas sobre o compositor. E para encerrar a homenagem, a música de João do Vale cantada pelo grupo Asa do Vento.

A ideia deste Café/Sarau Literário é reunir a vida e a obra de João do Vale em um encontro marcado pela simplicidade, como era do gosto do compositor. Assim, Andréa Oliveira, autora de "João do Vale - mais coragem do que homem" (Edufma) e Wilson Marques, que acaba de lançar "O jovem João do Vale" (Nova Alexandria) foram convidados para um bate-papo como debatedores.

"Tive a imensa alegria de poder ter o próprio João ao meu lado contando suas histórias e mostrando, orgulhoso, o chão de sua terra", ressaltou a jornalista Andréa Oliveira, especializada Jornalismo Cultural (PUC-SP). Ela acompanhou o artista em seu retorno à sua cidade natal, Pedreiras, para onde dizia ter voltado com o propósito de "descansar definitivamente".

De acordo com o jornalista e redator publicitário, Wilson Marques, cuja obra é voltada ao leitor infanto-juvenil, "esta será mais uma oportunidade para mostrar o valor deste que é o nosso mais ilustre representante no universo da música popular brasileira".

"A riqueza das canções, a poesia das coisas do sertão maranhense, a luta por um país mais justo e a simplicidade de quem cantava com os pés no chão, são alguns dos elementos que serão destacados por nós durante o debate", ressalta Andréa Oliveira.

Para concluir a noite de comemoração, o grupo Asa do Vento, celebra com música a obra de João do Vale, encerrando o evento com baiões, xotes e canções que o consagraram como o Poeta do Povo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.