Capacitação

FMRB participa de Encontro de Bibliotecários, Arquivistas e Museólogos

O encontro foi realizado na última semana, na UFMA.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

A Fundação da Memória Republicana Brasileira foi destaque no V Encontro Latino-Americano de Bibliotecários, Arquivistas e Museólogos (Ebam), realizado nos dias 14, 15 e 16 de outubro, no Campus do Bacanga – Universidade Federal do Maranhão. Asafe Castro, do Departamento de Estudos, Pesquisa e Projetos Culturais e Educacionais da FMRB apresentou o trabalho “Digitalização do Acervo Arquivístico, textual e Histórico da Fundação da memória Republicana Brasileira: discussões de uma experiência”.

O artigo é fruto do trabalho desenvolvido no Acervo Textual da Fundação, que já digitalizou mais de 27 mil documentos digitalizados no formato PDF que já estão disponibilizados no site da www.fmrb.ma.gov.br para consulta pública. Além disso, são 207 caixas digitalizadas; 229 caixas com etiquetas trabalhadas; 142.086 imagens capturadas em formato JPG. Os documentos proporcionam a um número maior de pessoas pesquisar e conhecer mais do período importante da redemocratização do país.

O trabalho foi defendido dentro do eixo “Patrimônio Cultural, História e Memória: responsabilidade do arquivo, biblioteca e museu” e se propôs a compartilhar a experiência da digitalização do acervo da FMRB no âmbito da divulgação e preservação da história. “Nosso intuito era compartilhar o nosso acervo, mostrando que temos guardados e disponibilizados para pesquisa documentos de grande valor histórico”, ressaltou Asafe Castro.

Durante sua apresentação, o autor do artigo abordou os percalços ao longo do trabalho de digitalização, ressaltando principalmente a dificuldade de encontrar profissionais capacitados na área de arquivologia. “É consenso que existe essa demanda na cidade, mas não existe um curso especializado no estado que forme esse tipo de profissionais”, frisou.

A professora Cenidalva Teixeira, professora do Curso de Biblioteconomia da UFMA, ratificou o tema e informou que a Universidade já tem trabalho em prol de implantar o curso no estado. Já estamos estudando caminhos que nos levem a implantar um curso de Arquivologista e também de Biblioteca a distância, porque precisamos formar mais profissionais que possam trabalhar pela educação do Estado, além de suprir a carência e a necessidade que ainda existe”, afirmou a professora adiantando que a Universidade já está trabalhando para criar uma Pós-Graduação em Biblioteconomia.

A presidente da FMRB, a advogada Anna Graziella Costa, parabenizou Asafe Castro pelo trabalho e reforçou a importância de pesquisa dentro da fundação. “Somos uma instituição vinculada com a Secretaria de Educação, por isso esse nosso forte apelo pelo fomento à pesquisa e pela divulgação do conhecimento. Trabalhos como esse mostram como é imperiosa a formação técnica dos brasileiros para que saibam lidar com esse tipo de acervo. Participar de uma evento importante como o Ebam mostra mais um vez o compromisso do FMRB com a educação do povo brasileiro e com a preservação da memória histórica e política do país”, finalizou.

O Encontro Latino-americano de Bibliotecários, Arquivistas e Museólogos (EBAM) foi fundado em setembro de 2009, conjuntamente pela Biblioteca e Arquivo Histórico do Honorável Congresso Nacional (atual Assembleia Legislativa Plurinacional) da Bolívia e pelo Grupo de Estudos Sociais em Biblioteconomia e Documentação - GESBI - (Argentina). O II EBAM, ocorreu entre os dias 9 e 11 de setembro de 2010, em Lima (Peru), e o III EBAM ocorreu entre os dias 14 e 16 de setembro 2011, em La Paz (Bolívia).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.