Cinema

Crítico comenta quinto dia de Mostra Internacional

Entre os filmes citados, o longa "O foguete".

Em Cartaz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

O foguete (The rocket, Austrália/Laos/Tailândia), de Kim Mordaunt – As regras de escolha de filme estrangeiro no Oscar são engraçados; afinal, só apenas depois de uma gostosa gargalhada para encontrar a lógica, ou a falta dele, que levou esta produção ambientada em Laos e falada na língua nativa a ser indicada para representar na cerimônia de premiação do próximo ano a Austrália, que tem a seu favor apenas maior participação na produção. Superada tal idiossincrasia inicial, a história tem início no nascimento de Ahlo (Sitthiphon Disamoe) e do seu irmão gêmeo e natimorto, razão pelo qual aquele é visto com desconfiança pelos habitantes de seu vilarejo. É na conta do seu suposto azar que é posta a morte da mãe e também um conjunto de eventos que culminam no fuga de sua família em busca de outro lugar.

Ao chegar em novo vilarejo, Ahlo tem a chance de desmentir a superstição que lhe persegue durante uma competição de lançamento de foguetes. No molde da história do azarão que deve superar obstáculos, dentre eles a incredulidade do próprio pai, antes de lograr vitória, a narrativa não foge do lugar-comum, mas traz a determinada e bem-humorada interpretação de Disamoe como a alma de um projeto divertido e comovente, trazendo por fim certa dose de misticismo.

Para ler mais sobre esta e outras críticas, clique aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.