Feira do livro

Documentário "Memória de Pedra" será exibido na Feira do Livro

Imirante, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

SÃO LUÍS - O jornalista e historiador Marcus Saldanha volta a apresentar o documentário "Memória de Pedra", em São Luís, neste sábado (5) às 17h na Feira do Livro, na Praça da Juventude (Valdelino Cécio). Após a exibição haverá um bate-papo com o autor sobre a arqueologia pré-colonial na Ilha de São Luís. O convite partiu do poeta e jornalista Celso Borges, curador da Feira do Livro de São Luís (FeliS) e produtor de um poema inédito, que é o fio condutor da narrativa do filme.

"Memória de Pedra" foi produzido às vésperas das comemorações dos 400 anos de fundação da cidade de São Luís, e propõe uma reflexão sobre o passado ancestral dos primeiros habitantes, anteriores aos índios encontrados pelos europeus, denominados na literatura arqueológica pré-colonial de “paleoíndios”.

O filme visa, também, valorizar o trabalho minucioso de profissionais da Arqueologia e História na reconstrução de um acervo a partir de artefatos de pedra, utensílios de cerâmica e restos do que um dia foi moradia desses seres humanos, como por exemplo, os sambaquis.

Para a exibição, além do público em geral, foram convidados alunos do Centro de Ensino Médio Operária I, no bairro da Cidade Operária, onde o autor leciona a disciplina História.

Sinopse

Em 40 minutos, o filme aborda a questão do patrimônio arqueológico pré-colonial da Ilha de São Luís no ano de comemoração dos 400 anos da fundação da cidade, com depoimentos de especialistas e da comunidade que vive próximo. E, também, trata dos sambaquis, sítios pré-coloniais onde viviam os “empilhadores de conchas” há milhares de anos, muito antes dos europeus e dos tupis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.