Ação social

Universidade participa do Dia da Responsabilidade Social

A ação foi realizada no sábado, 21, em São Luís.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

A Universidade Ceuma participou da 9ª edição do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular que, neste ano, foi realizado no dia 21 de setembro, no Campus Renascença. Organizada anualmente pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A campanha tem por objetivo estimular que as Instituições de Ensino Superior (IES) do país inteiro promovam ações socialmente responsáveis que contribuam, efetivamente, para a melhoria da qualidade de vida da população, não somente no Dia, mas durante todo o ano.

Coordenadores de curso, professores, alunos e colaboradores promovem uma grande mostra de ações resultantes de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, a exemplo de atividades culturais, esportivas e muitos atendimentos – tudo gratuitamente – para receber as comunidades do São Francisco, Ilhinha, Jaracati e do Morro.

Os cursos de Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia; Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Odontologia foram os responsáveis pelos atendimentos. Entre os serviços oferecidos ao público podem ser citados: aplicação de flúor e orientação de higiene bucal, audiometria e consulta com fonoaudiólogo, avaliação RPG, consulta médica, avaliação nutricional e orientação alimentar; aferição de pressão arterial e verificação de glicemia capilar administração de vacinas do calendário básico; consultas para realização de planejamento familiar, consultas para realização de pré-natal e consultas para realização de Citologia Oncótica (Exame Papanicolau / Preventivo de Câncer de Colo Uterino), medição do IMC, Limpeza de pele, exames de sangue e teste rápido de HIV, orientações sobre Direito trabalhista, civil, penal e consumidor, entre outros.

Para o reitor da Universidade Ceuma, Marcos Barros, a participação no Dia da Responsabilidade Social é uma forma prática de apresentar as atividades que a Universidade faz dentro do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, aproximando da população a Universidade Ceuma. “Só temos sentido se servirmos à comunidade e contribuirmos para a melhoria das condições de vida da população. Por isso, a busca é constante em elevar e contribuir para o desenvolvimento de nossa cidade”, enfatizou.

Segundo o coordenador do Núcleo de Responsabilidade Social da Universidade Ceuma, Prof. Waldir Góes, a comunidade ganha com os atendimentos de qualidade e gratuitos e os acadêmicos e professores são recompensados com a certeza de estarem contribuindo para a sociedade onde estão inseridos. “É de extrema importância socializar o que a Universidade tem produzido, além de abrir espaços de lazer e recreação. Esta também é uma oportunidade para conhecer de perto as demandas da comunidade, promovendo a aproximação entre academia e sociedade”, ressaltou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.