Gastronomia

Festival apresenta culinária maranhense na Avenida Litoranea

A feira teve início no sábado e será retomada no próximo fim de semana, em São Luís.

Na Mira / O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

SÃO LUÍS - Delícias da culinária maranhense em receitas revisitadas movimentam a Avenida Litorânea durante a primeira edição do Festival Gastronômico do Caranguejo e Ostras. A feira teve início no sábado e será retomada no próximo fim de semana, em São Luís. Os preços são acessíveis - as porções variam de R$ 5,00 a R$ 15,00. Além da degustação dos pratos, o público pode conferir a apresentação de grupos folclóricos de tambor de crioula, cacuriá e bumba meu boi. O espaço para a mostra foi montado na Praça do Pescador.

O festival pretende aquecer ainda mais as praias da capital maranhense. A iniciativa foi idealizada e é promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com apoio da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura(Sepaq). O início da mostra gastronômica marcou o encerramento da X Semana do Peixe em São Luís, no sábado.

Durante os dias de festival, o restaurante funcionará das 11h às 22h. O cardápio traz 10 opções - ostras gratinadas, ostras in natura, caranguejo toc-toc, arroz de cuxá, arroz de toucinho, caldo de caranguejo, caldo de ostras, bolinho de macaxeira recheado com caranguejo, casquinha de caranguejo e torta de caranguejo.

Na cozinha, os pratos são preparados por uma equipe com oito pessoas - cozinheiros e auxiliares. Entre os especialistas, está Maria Luzia de Sousa. Ela explicou que uma das intenções do festival é apresentar novas receitas que trazem como ingrediente principal frutos do mar da culinária maranhense.

Durante o evento, haverá feira de artesanato com produtos fabricados com escamas de peixe, ostras, sarnambi e sururu, confeccionados por artesãos atendidos pelo Instituto de Desenvolvimento do Artesanato Maranhense (Idam). Também será montada a exposição In Concretos com técnica de pintura corporal, do artista plástico Rauricio Barbosa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.