Dança

Semana Maranhense de Dança prossegue nesta quarta-feira, em São Luís

Espetáculos, performances e palestra estão na pauta. Entrada franca em troca de alimentos.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

O terceiro dia da VII Semana Maranhense de Dança, nesta quarta-feira (4), está com uma programação diversificada. Espetáculos, oficinas, performances e palestra estão na pauta, com entrada franca em troca de 1kg de alimento não perecível. Um grande número de apresentações ocorre em teatros, salas, praças e espaços alternativos. A promoção é do governo do Estado, com realização da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), via Teatro Arthur Azevedo (TAA).

A programação desta quarta-feira abriu com oficinas de dança, pela manhã, ministradas por professores convidados. Um dos destaques é a apresentação, na Praça João Lisboa, às 17h, de “Enquanto o ônibus não vem”, com bailarinos do grupo Balé da Cidade de Teresina. A concepção da obra é de Carla Fonseca e Roberto Freitas que, também, assina a direção geral o espetáculo. No elenco os bailarinos Amanda Oliveira, Cláudia Alves, Jeciane Sousa, Vanessa Nunes, Adriano Abreu, Felipe Sousa, José Nascimento e Samuel Alves.

O mesmo grupo do Piauí fecha a terceira noite de espetáculos. Os bailarinos do Balé da Cidade de Teresina sobem ao palco do TAA para apresentar “Só não falamos a mesma Língua”. A concepção e coreografia são de Nazilene Barbosa e a direção de Roberto Freitas.

Oficinas

Na Sala de Dança (TAA), último dia da oficina de Dança Contemporânea III, para nível intermediário e avançado, ministrada pelo professor Samuel Alves (PI), das 11h às 13h. O professor trouxe para os participantes da oficina novas técnicas a partir de métodos de grandes estudiosos e pensadores da dança contemporânea.

Outra oficina que encerra nesta quarta-feira é Dança Contemporânea I para iniciantes, com o professor maranhense Egnaldo Gomes, na Sala Ballet Olinda Saul, das 12h às 14h. Nela o participante pôde ter conhecimentos técnicos de movimentos onde a dança, enquanto arte, expressão e comunicação humana, incorpora valores e significados. Na mesma Sala, das 14h às 16h, a professora maranhense Taila Menezes encerra temporada com a oficina de Jazz I para iniciantes.

A oficina Ballet Clássico I para iniciantes com a professora maranhense Milliane Moreira conclui seus trabalhos, no Salão Versátil (TAA), das 13h às 15h, com técnicas tendo por base ensinamentos do Royal Academy of Dancing, escola Vaganova.

No Salão Versátil (TAA), das 15h às 17h, a professora Ariana Lopes (MA) fecha os trabalhos com a oficina Dança do Ventre I para alunos iniciantes. No mesmo horário, na Sala de Dança (TAA), o professor carioca Jorge Teixeira segue com a oficina Ballet Clássico II para nível intermediário e avançado. A oficina será ministrada até esta quinta-feira (5).

Alunos das oficinas de Dança de Rua I (iniciante, das 15h30 às 17h30, ministrada pelo professor Viny BBoy, do Maranhão) e Dança de Rua II (Intermediário/Avançado, das 17h30 às 20h30, com o professor carioca Ursão) têm suas últimas aulas, nesta quarta-feira, no Espaço Candy (Rua da Palma).

Na Sala Ballet Olinda Saul, das 18h às 20h, o professor paulista Diogo Granato ministra a oficina Contato e Improvisação, para alunos do nível intermediário e avançado. A metodologia transmite técnicas que possibilitam a improvisação como resultado cênico.

Palestra

A dança também não é só movimento corporal, é necessário conhecimento teórico e legal sobre o tema para pôr em prática, com segurança, esses movimentos que enriquecem a arte milenar do dançar. Para isso, a Semana abre espaço para debate de regras, normas e leis para o fazer “dançar” e realiza, na Sala do Coro (TAA), nesta quarta-feira às 14h, a mesa redonda “Lei de Incentivo Estadual de Cultura”, “Fórum Municipal de Cultura” e Curso de Especialização em “Dança Educacional”, com participação de técnicos da Secma.

Espetáculos

“Shakespearianas” é o espetáculo que os bailarinos maranhenses do grupo Núcleo Atmosfera (NUA), apresentam no Teatro Alcione Nazaré, às 18h. Com direção de Leônidas Portella o espetáculo é um fragmento de "As Mulheres de Shakespeare" um espetáculo com uma trajetória de processos que se estende desde 2005 nas pesquisas do Núcleo Atmosfera.

Em seguida, às 18h30, o bailarino e professor Leônidas Portella apresenta “Divino”, um momento onde o artista desencadeia um processo híbrido e incorpora "cultura popular maranhense" a um baú de linguagens artísticas, gerando uma proposta contemporânea, na qual sua motivação central está no discurso que um corpo propõe sobre a preservação de uma história.

No palco do Teatro Arthur Azevedo, às 20h30, bailarinos da Pulsar Cia de Dança (MA) apresentam fragmento do espetáculo “Quinze”, com direção de Abelardo Teles, e coreografias assinadas pelos bailarinos Alex Ferrara, Cléo Junior, Fran Mello e Geraldo Lafont (In memoriam).

Serviço

- Quê: Mesa Redonda “Lei de Incentivo Estadual de Cultura”, “Fórum Municipal de Cultura” e Curso de Especialização em “Dança Educacional”.
Onde: Sala do Coro – Teatro Arthur Azevedo.
Quando: nesta quarta-feira (4), às 14h.
Ingresso: Entrada Franca.

- Quê: “Enquanto o ônibus não vem”, com bailarinos do grupo Balé da Cidade de Teresina.
Onde: Praça João Lisboa.
Quando: nesta quarta-feira (4), às 17h.
Ingresso: Entrada Franca.

- Quê: “Shakespearianas e divino”.
Onde: Teatro Alcione Nazareth (Praia Grande).
Quando: nesta quarta-feira (4), às 18h.
Ingresso: Entrada Franca com troca de 1 kg de alimento.

- Quê: “Quinze” (Fragmentos do espetáculo com bailarinos da Pulsar Cia de Dança/MA).
Onde: Teatro Arthur Azevedo
Quando: nesta quarta-feira (4), às 20h30.
Ingresso: Entrada Franca com troca de 1 kg de alimento.

- Quê: “Só não falamos a mesma Língua” (Balé da Cidade de Teresina).
Onde: Teatro Arthur Azevedo.
Quando: nesta quarta-feira (4), às 21h.
Ingresso: Entrada Franca com troca de 1 kg de alimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.