Dança

Semana Maranhense de Dança nesta terça-feira

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

A VII Semana Maranhense de Dança avança, nesta terça-feira (3), com a realização de oficinas e apresentações de performances e espetáculos, pela manhã, se estendendo a tarde e noite nos teatros João do Vale, Alcione Nazareth e Arthur Azevedo. A entrada franca na troca de ingresso por 1 quilo de alimento não perecível nas bilheterias dos teatros.

Promovida pelo governo do Estado e realizada por meio da Secretaria de Estado de Cultura, via Teatro Arthur Azevedo (TAA), a sétima edição da Semana Maranhense de Dança conta com a participação de bailarinos, grupos e companhias maranhenses e convidados de outros estados, com professores vindos de Teresina, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, além de maranhenses para ministrarem oficinas que acontecem até o sábado (7). As aulas acontecem no TAA, Sala Ballet Olinda Saul e no Espaço Candy.

A Semana tem a presença de 70 grupos, companhias, escolas, bailarinos independentes; 120 coreografias, 14 oficinas, 9 espetáculos, performances, intervenções locais, 9 professores convidados e 6 maranhenses e, 23 trabalhos convidados.

A programação do segundo dia de atividades começou às 9h com apresentação de performances de dança no programa Arte Educação II, no Teatro João do Vale. É dirigida para escolas públicas. Participam diversos grupos.

A programação de espetáculos segue na tarde às 15h com o programa Arte Educação II, no Teatro João do Vale com apresentação de 14 performances de grupos maranhenses.

Passos em Aulas

Nas salas de aula novas técnicas e passos novos são mostrados nas oficinas de Dança Contemporânea 3ª para alunos em nível intermediário e avançado, ministrada pelo professor piauiense Samuel Alves, na Sala de Dança (TAA), das 11h às 13h; Dança Contemporânea I para iniciante, com o professor maranhense Egnaldo Gomes, no horário das 12h às 14h, na Sala Ballet Olinda Saul, entre outros.

Toda a programação da Semana encontra-se no Portal do Governo do Estado www.ma.gov.br

Espetáculos

Bailarinos e companhias se revezam nos palcos da cidade em espetáculos que abrem a noite como atrações da Semana.

No Alcione Nazareth, às 18h o palco será tomado pelo elenco do Grupo Teatrodança (MA), com o espetáculo “Ilhadas”, uma concepção, criação e atuação da bailarina e coreografa Júlia Emília. Num segundo momento, bailarinos do Teatrodança apresentam “Flores”. O espetáculo traz para o palco uma pesquisa dentro das culturas tradicionais, seja na arte oriental da ikebana, na poética de Fernando Abreu ou nas expressões populares maranhenses. Ares, terras, seres humanos. Elementos essenciais como base da renovação da vida. No palco do Arthur Azevedo, o Balé da Cidade de Teresina apresenta “Enamorados”, com direção geral de Roberto Freitas.

Serviço

O Quê: Arte Educação II- Performances de Dança

Onde: Teatro João do Vale

Quando: Terça-feira (3), às 9h e às 15h

Ingressos: Entrada Franca com retiradas de convites na bilheteria]

O Quê: Ilhadas – Espetáculo com Grupo Teatrodança (MA)

Onde: Teatro Alcione Nazareth (CCOCf)

Quando: Terça-feira (03), às 18h

Ingressos: Entrada Franca com retiradas de convites na bilheteria

O Quê: Flores – Espetáculo com Grupo Teatrodança (MA)

Onde: Teatro Alcione Nazareth (CCOCf)

Quando: Terça-feira (03), às 18h30

Ingressos: Entrada Franca com retiradas de convites na bilheteria

O Quê: Enamorados – Espetáculo com Balé da Cidade de Teresina (PI)

Onde: Teatro Arthur Azevedo

Quando: Terça-feira (03), às 20h30

Ingressos: Entrada Franca com retiradas de convites na bilheteria

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.